Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍCIA Quinta-feira, 12 de Maio de 2022, 17:40 - A | A

12 de Maio de 2022, 17h:40 - A | A

POLÍCIA / DETERMINAÇÃO DE MENDES

PM perde patente e acaba exonerado após ser condenado por estupro de adolescente de 13 anos

Thays Amorim
Única News



O governador Mauro Mendes (UB) determinou a perda de posto e patente do capitão da Polícia Militar (PMMT), Maicon Moraes de Aguiar, sem direito à remuneração e indenização, após ter sido condenado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelos crimes de estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos, roubo, sequestro e cárcere privado. A decisão consta no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12).

Os crimes ocorreram em setembro de 2014, no distrito de Currupira, no município de Barra do Bugres (a 165 km de Cuiabá). O namorado da vítima, de 17 anos, também foi alvo da ação do policial, sendo trancado no porta-malas de um carro enquanto a menor era estuprada.

Maicon chegou a pedir a prescrição do processo administrativo indisciplinar, mas não obteve êxito. O governador determinou a citação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e da PMMT sobre a decisão.

De acordo com o relato dos adolescentes, o crime ocorreu na madrugada do dia 1º de setembro. As vítimas foram abordadas quando estavam sentadas em frente a uma residência, com o uso de um revólver, e teria levado ambos para uma área rural.

O jovem permaneceu trancado no porta-malas, enquanto a adolescente de 13 anos era estuprada. O policial teria feito diversas ameaças de morte ao casal e à sua família, caso contassem os fatos. Após o crime, o militar ficou com os celulares das vítimas.

Em 2018, o TJMT condenou Maicon à perda de patente de capitão, por unanimidade. Na época, o relator do recurso, o desembargador João Ferreira Filho, pontuou que a conduta do policial era incompatível com a instituição militar.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3