Cuiabá, 24 de Maio de 2024

POLÍCIA Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023, 09:07 - A | A

20 de Dezembro de 2023, 09h:07 - A | A

POLÍCIA / CASO ROBERTO ZAMPIERI

Suposto assassino esteve no escritório da vítima um dia antes do crime

Homem esteve no local aparentemente disfarçado de idoso, usando bengala e boina

Ari Miranda**
Única News



Uma câmera do circuito interno de segurança do escritório do advogado Roberto Zampieri (59) registrou a imagem do principal supeito de matar o jurista no dia 5 deste mês, no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá. O registro foi feito cerca de 24 horas antes do crime, ocasião em que o atirador foi ao escritório de advocacia utilizando um disfarce de idoso, usando uma bengala e boina.

No vídeo que foi obtido pelo Folhamax, as imagens foram registradas pouco depois das 19h20 do dia de 4 de dezembro, é possível ver o homem, supostamente chamado de “Antônio”, na recepção do escritório da vítima próximo à porta de entrada.

O suspeito é visto observando uma conversa entre seu alvo, o advogado Roberto Zampieri e o sócio dele, o também advogado José Campos, ao mesmo tempo que mexe no aparelho celular. O alvo do suspeito conversa com José por aproximadamente oito minutos antes de se despedir dos dois e ir para sua sala.

Na sequência, o suposto criminoso permanece no local conversando com o sócio de sua vítima por mais seis minutos e, em seguida vai embora. Segundo informações, suposto idoso simulou que tinha interesse em adquirir algumas terras e perguntou se os advogados trabalhavam com transações deste tipo.

DISFARCE

A teoria é de que o homem estaria usando bengala e a boina como um disfarce. Isso porque, devido ao fato de estar supostamente usando uma bengala por problemas de mobilidade, o suspeito deveria ter ao menos se sentado para descansar as pernas. Porém, ao contrário disso, ele permanece de pé por um longo período na recepção do escritório e, aparentemente não demonstra ter problemas para se locomover, fato que fica notório no vídeo, no momento em que o suspeito vai até um bebedouro.

Segundo informações obtidas por um portal de notícias da capital, o homem ainda não foi preso ou localizado pela equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, responsável pelas investigações, destacando que, após matar roberto com 10 tiros, o pistoleiro supostamente fugiu para o Estado de Goiás

A conversa, inclusive, bate com a motivação do homicídio, pois segundo as investigações da DHPP, a principal linha de investigação aponta que o assassinato de Roberto Zampieri está ligado a uma disputa de terras no Vale do Araguaia, região leste do estado.

A Polícia Civil segue as investigações e diligências para capturar o autor do crime.

OAB COBROU PROVIDÊNCIAS

Na segunda-feira (18), o advogado Ulisses Rabaneda, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) cobrou uma apuração "séria, rígida e uma punição "exemplar" das autoridades. O jurista disse ainda que qualquer violência cometida contra advogados pelo exercício da função é preocupante.

"Qualquer violência contra o advogado é preocupante. O advogado não está ali para falar em nome próprio, ele está ali para defender o direito de alguém. Então a partir do instante em que você tem um advogado sendo ofendido, sendo violado, sendo atacado e, num caso extremo como esse, sendo assassinado por conta do seu ofício, é algo que precisa de uma apuração séria, rígida e uma punição exemplar", cobrou Uliesses.

Apesar da cobrança, Rabaneda ponderou que tudo é ainda muito recente e que não se pode em falar em "morosidade" por parte da investigações, ressaltando que tem certeza de que a Polícia Civil dará uma resposta à altura sobre o caso.

"Não podemos chegar a uma conclusão que há uma demora na investigação, os fatos são muito recentes, não há dúvida que é uma investigação complexa e eu tenho certeza absoluta que o nosso aparato estatal de investigação vai conseguir chegar nos mandantes, nos autores desse crime, que preocupa não só a sociedade, não só a advocacia, mas deve preocupar as autoridades e a todos, porque um caso desses não pode ficar impune", concluiu.

Reprodução

ROBERTO ZAMPIERI.jpg

No detalhe, o advogado Roberto Zampieri, vítima de assassinato no bairro Bosque da Saúde, em Cuiabá.

CRIME BRUTAL

Roberto Zampieri foi executado com 10 tiros por volta das 19h50 do dia 5 de dezembro deste ano (5) na frente do escrritório de advocacia do qual era sócio, após ser surpreendido pelo assassino no momento em que se preparava para ir embora após o dia de trabalho.

De acordo com as investigações, o atirador esperou o advogado por mais de uma hora, sentado em um toco de árvore, em frente ao escritório Zampieri & Campos, no bairro Bosque da Saúde.

Roberto foi morto dentro de seu veículo, uma picape Fiat Toro, com 10 tiros de pistola 9 mm. A arma utilizada no crime estava escondida em uma caixa de isopor, que o atirador carregava para disfarçar o armamento e “abafar” o som dos tiros, no intuito de não chamar a atenção de policiais, em uma base da PM próxima ao local do crime.

Após matar o jurista, o assassino fugiu à pé e foi filmado por câmeras de segurança de um condomínio próximo ao escritório da vítima.

** Com informações de Folhamax

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3