Fred Moraes
Única News
O deputado federal Coronel Assis (União Brasil), utilizou suas redes sociais para criticar publicamente e definir a questão 89 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como aberração. Conforme o federal, os formuladores da prova foram infelizes e tentaram usar o exame como instrumentalização ideológica.
Assis afirma que o Governo Federal utilizou o importante instrumento para o ingresso a faculdades públicas para impor falácias sobre o agronegócio e que quem prestou a prova já entrará ideologizado e que se trata de uma perseguição doentia.
“A questão 89 traz realmente o que o Governo Federal pensa sobre o agronegócio. É uma aberração o que o desgoverno Lula faz usando o mais importante instrumento para seleção de alunos para ingressar na universidade pública. Ora, o que se espera é que quem prestou a prova já entre na universidade ideologizado e alinhado com as falácias da esquerda e ainda endossando inverdades contra o agronegócio?”, desabafou o parlamentar, nas redes sociais.
Antes de finalizar a gravação, o Coronel afirmou que se empenhará junto a Bancada do Agronegócio para a anulação da questão.
“Nós estaremos juntos com os outros deputados da bancada ruralista trabalhando para anular questões mentirosas como essa, os formuladores foram muito infelizes. Enquanto estivermos na Câmara dos Deputados lutaremos contra isso”, finaliza.
A questão 89 do Enem afirma que no “Cerrado, o conhecimento local está sendo cada vez mais subordinado à lógica do agronegócio. De um lado, o capital impõe os conhecimentos biotecnológicos, como mecanismo de universalização de práticas agrícolas e de novas tecnologias, e de outro, o modelo capitalista subordina homens e mulheres à lógica do mercado”.
Ainda diz ainda que “assim, as águas, as sementes, os minerais, as terras (bens comuns) tornam-se propriedade privada. Além do mais, há outros fatores negativos, como a mecanização pesada, a “pragatização” dos seres humanos e não humanos, a violência simbólica, a super exploração, as chuvas de veneno e a violência contra a pessoa”.
Segundo correções do gabarito, a resposta correta para essa questão é que o texto diz respeito “ao cerco aos camponeses, inviabilizando a manutenção das condições para a vida”.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!