Ari Miranda
Única News
Em entrevista concedida na última sexta-feira (22), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou que implementará a política de ‘Tarifa Zero’ no transporte público municipal e que, segundo o gestor, reduzirá o preço da passagem de ônibus na capital para R$ 1 real.
A revelação foi feita durante o lançamento do Programa Prato Cheio, que contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal, Wellington Dias.
“Eu estou dedicado com toda a minha equipe para lançar em brevíssimo espaço de tempo o ‘Tarifa Zero’ no transporte coletivo da nossa Capital, trazendo a R$ 1 real a tarifa do transporte. Queremos lançar em breve com o apoio da Câmara de Vereadores de Cuiabá”, disse Emanuel.
Conforme o prefeito da capital, o estudo para viabilidade e implementação da política está sendo liderado pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), e busca parceria com o setor privado da capital.
A tarifa zero é uma política pública que prevê o uso do Transporte Público sem a cobrança de tarifa do usuário final. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento municipal, com fontes de recursos que variam de cidade para cidade.
Segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), até abril deste ano, aproximadamente 67 cidades brasileiras já adotaram o projeto Tarifa Zero, grande parte delas cidades médias e pequenas, que tem uma população entre 3 mil a mais de 300 mil habitantes. Há outras cidades que também adotam o modelo de maneira parcial, ou seja, em dias específicos da semana.
Caso a proposta de Emanuel seja viabilizada, Cuiabá poderá se tornar a primeira capital do país a adotar a medida no Transporte Público, que ganhou espaço e fiorça no início da década de 2000.
Além de Cuiabá, outras capitais brasileiras, como São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Palmas (TO), também estudam aderir o sistema.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!