Edy Santiago
Única News
Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Lúdio Cabral (PT) ficaram na bronca com o recém empossado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Gilberto Cattani (PSL), após publicação considerada homofóbica em que diz que “ser homofóbico é uma escolha, ser gay também".
O post foi feito no storie do seu Instagram na segunda-feira (17), data em que é comemorado Dia Internacional contra a Homofobia. A publicação, feita para ironizar a data, foi amplamente criticada pela população LGBTQI+ do Estado, que devem representar o parlamentar junto ao Ministério Público.
Em nota assinada por 16 entidades de movimentos LGBTQI+, o grupo afirma que a postagem de Cattani serve de alimento para ampliar a violência contra o grupo, somente por conta da orientação sexual e ou identidade de gênero. Ainda pontou que ele, como agente público, precisa entender o papel fundamental das instituições, na defesa e no combate a todo tipo de violência contra essa população.
“Exigimos que o referido deputado se retrate, e que o mesmo convoque uma audiência pública para dialogar sobre as violências sofridas pela população LGBTQI+ em nosso Estado”, complementa o documento.
Arte divulgada pelo deputado Cattani

Apesar de repercutir negativamente, poucos deputados se posicionaram sobre o caso. Janaina Riva foi a mais enfática a criticar a fala do colega. Nas suas redes sociais, a parlamentar comentou que “não posso concordar que gay escolha ser gay. A vida de uma pessoa LGBTQI+ não é uma vida de facilidades. É uma vida de dificuldade de aceitação, violência, preconceito, desemprego e de tantos enfrentamentos incompatíveis com uma simples ‘escolha’”, afirmou a parlamentar.
Ela ainda comentou que sua “preocupação é que nosso país continue com esse fomento ao ódio, quando deveríamos transmitir tranquilidade, segurança e compaixão. Tenho certeza que o povo mato-grossense e brasileiro espera mais de todos nós”, finalizou.
De forma mais velada, o deputado Lúdio Cabral, disse que “não podemos aceitar a prática desse crime sobre as mais variadas formas como ele se realiza na nossa sociedade hoje”.
Comentou que é necessário que a ALMT proponha projetos que defenda esse grupo. “Porque a população LGBT é discriminada no trabalho, na educação, na saúde, no convívio social e precisa de proteção, de defesa e de política pública voltadas para combater todas, das mais sutis as mais absurdas formas de discriminação.
Baixa representatividade
Como citado anteriormente, na segunda (17), foi comemorado o Dia Internacional contra a Homofobia, contudo, apenas o deputado estadual e presidente da ALMT, Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Lúdio Cabral (PT) e Allan Kardec (PDT), fizeram publicações em menção a essa data.
Veja as publicações dos parlamentares:
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Kesso 21/05/2021
Errado não está!
1 comentários