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POLÍTICA Segunda-feira, 16 de Julho de 2018, 14:15 - A | A

16 de Julho de 2018, 14h:15 - A | A

POLÍTICA / EM VÁRZEA GRANDE

Dnit anuncia R$ 500 milhões para a retomada das obras do Contorno Norte

Da Redação



( Foto: Secom/VG)

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Foi oficializado nesta segunda-feira (16), em Várzea Grande, pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) em Mato Grosso, Orlando Fanaia Machado, à prefeita democrata Lucimar Campos, a aprovação do anteprojeto do Contorno Norte. 

 

Uma obra de R$ 500 milhões e que permitirá passagens de veículos pelas duas principais cidades de Mato Grosso sem entrar em suas ruas e avenidas. Um sonho acalentado desde os anos 2000, pois criará um corredor de passagem principalmente para escoamento da maior safra de grãos e por onde hoje trafegam 12.500 veículos.

 

Na reunião, a democrata cobrou o superintendente sobre as obras de duplicação da Rodovia dos Imigrantes, entre o Trevo do Lagarto até o Trecho do Distrito Industrial em Cuiabá.

 

A retomada das obras do anel viário, Contorno Norte, vai diluir o trânsito pesado de cargas entre Cuiabá e Várzea Grande, ao criar um corredor direto para o interior do Estado ou para outros estados do país, tanto no sentido Norte ou Sul do Brasil.

 

“É um anúncio muito importante para melhoria do tráfego e mobilidade entre as duas cidades que acabam absorvendo parte do transporte de cargas do Estado. No entanto, para Várzea Grande, o impacto positivo proposto pela obra passa por uma solução emergencial aos constantes problemas e acidentes que passaram a fazer parte dos cerca de 30 quilômetros da rodovia Imigrantes, que cortam nossa cidade. É preciso investimentos para que esse trecho da Imigrantes tenha ligação direta com o anel viário. Feito isso, ai sim teremos avançado na logística estadual com ação estruturante e de longo prazo”, cobrou a prefeita.

 

Apesar de ser um trecho sob concessão, as obras de melhoria da Rodovia dos Imigrantes traz projeto para construção desse ramal até o Contorno Norte.

 

Fanaia explicou que a retomada das obras do Anel Viário será possível porque uma “importante etapa” desse processo foi cumprida esse mês com o fato de o DNIT ter aceito o anteprojeto de engenharia da obra, que passa dos atuais 10 quilômetros, em Cuiabá, para somar 51 quilômetros interligando as duas cidades. O projeto passa pela BR 163/364 em Várzea Grande, na altura do rio Pari e pela BR 070/163/364 em Cuiabá, na região do Sinuelo.

 

Nessa versão ampliada que consta no anteprojeto são duas vias duplicadas, todas feitas em concreto, quatro pontos, quatro viadutos e uma trincheira.  

 

“Com o anteprojeto de implantação e melhoria viária do Contorno Norte avançamos para etapa seguinte, que é a audiência pública, sucedida de licitação. A intenção é licitar a obras ainda nesse ano e concluir o projeto executivo”, explica Fanaia. Desconsiderados os processos burocráticos da obra em si, o projeto físico deve ser concluído em três anos.

 

Dos R$ 500 milhões previstos, R$ 110 milhões estão depositados em conta do governo do Estado há 5 anos. Conforme Fanaia, a obra teve versão final do Dnit, mas é um projeto de autoria do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra). “Os recursos já em caixa {R$ 110 milhões} correspondem a 20% do orçamento global e são suficientes para o custeio de um ano de obras”.

 

Como reiterou a prefeita, a obra é fundamental para a segurança do tráfego de cargas e sua logística, como também aos moradores da Baixada Cuiabana. “Tira o tráfego pesado das nossas vias principais e melhora a mobilidade das pessoas que hoje trabalham e residem em locais cada vez mais afastados do centro. O maior ganho dessa obra, se pensada conjuntamente com a Imigrantes, será a melhor fluidez da produção agropecuária estadual e que será bem transportada, a custos menores, em tempo reduzido e com certeza, maior competitividade”, completou a prefeita Lucimar.

 

Lucimar lembrou que além de um trânsito com maior fluidez, o que traz economia para todos, essas obras criarão um novo corredor comercial nas duas principais cidades levando desenvolvimento para várias regiões e bairros. “Sem contar que ainda temos obras como a duplicação da Av. Filinto Muller que integrará toda a região Oeste de Várzea Grande e que promoverá a interligação com a Rodovia dos Imigrantes, com a Rodovia Mário Andreazza, com a Av. Governador Júlio Campos e futuramente com o Contorno Norte, se tornando um marco no desenvolvimento de Várzea Grande e Cuiabá”, disse Lucimar Campos.

 

A empresa que vencer a licitação terá prazo de seis meses para elaborar o projeto executivo da obra, via contratação pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) que tem por objetivo tornar as licitações do Poder Público mais eficiente, promover a troca de experiências e tecnologia e incentivar a inovação tecnológica, sem prejudicar a transparência e o acompanhamento do processo licitatório pelos órgãos reguladores.

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