Marcella Magalhães
Única News
Mato Grosso foi autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para retomar as obras de pavimentação de 272 km da BR-174, entre Castanheira e Colniza, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira.
O governador Mauro Mendes (DEM) assinou com o DNIT a estadualização da BR-174 “e já estamos em tratativas com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso para que a gente possa ainda no primeiro semestre, mas se não der no segundo semestre, já estarmos em obra”, disse Oliveira ao fazer um balanço das ações da Sinfra, nesta terça-feira (28). O governo formalizou o pedido para assumir a administração da BR em agosto.
A proposta estabelecia que o Estado deve investir R$ 100 milhões e a bancada federal outros R$ 80 milhões em emendas anualmente, pelo período de três anos. O deputado Neri Geller (PP) confirmou a autorização para a estadualização, que deve se consolidar nos próximos 90 dias de 2022.
"A informação que se tem do DNIT é que agora no início de do ano ou nos primeiros 90 dias deve se consolidar para fazer o convênio e repassar para o estado e aí sim o governo já pode fazer um planejamento, primeiro de organizar para fazer a manutenção, abrir orçamento e aí fazer as adequações necessárias para concluir o projeto dessa importante Rodovia”, frisou Geller. Neri ainda disse que se tivesse conseguido antes, talvez o governo pudesse dar uma manutenção e no início do primeiro semestre de 2022 começarmos o asfalto, mas “antes tarde do que nunca".
Além da estadualização, Marcelo destacou as obras lançadas nos três anos de Gestão Mauro. Desde janeiro de 2019, a secretaria entregou 1.241,62 quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais de Mato Grosso. No mesmo período, o Estado entregou outros 1.003 km de asfalto recuperado e 97 pontes de concreto.
No momento, a Sinfra-MT executa 1.623 km de asfalto novo e está restaurando outros 615 km. Entre as obras em andamento estão a MT-010, entre Ipiranga do Norte e Tabaporã; a MT-140, entre Nova Brasilândia e Nova Ubiratã - que será uma alternativa ao trânsito pesado da BR-163; a MT-130 na região de Paranatinga; e as MTs-206 e 322 na região Norte.
Obras que estão em fase de conclusão são a MT-020, entre Paranatinga e Canarana; e a MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho; a MT-100, na região do Araguaia; a MT-220, no Vale do Arinos; e a MT-343, entre Barra do Bugres e Cáceres.
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