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POLÍTICA Terça-feira, 28 de Dezembro de 2021, 15:58 - A | A

28 de Dezembro de 2021, 15h:58 - A | A

POLÍTICA / ESTADUALIZAÇÃO BR-174

Mato Grosso assina acordo com Dnit e obras podem começar no 1º semestre 2022

Marcella Magalhães
Única News



Mato Grosso foi autorizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para retomar as obras de pavimentação de 272 km da BR-174, entre Castanheira e Colniza, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira.  

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou com o DNIT a estadualização da BR-174 “e já estamos em tratativas com o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso para que a gente possa ainda no primeiro semestre, mas se não der no segundo semestre, já estarmos em obra”, disse Oliveira ao fazer um balanço das ações da Sinfra, nesta terça-feira (28). O governo formalizou o pedido para assumir a administração da BR em agosto.

A proposta estabelecia que o Estado deve investir R$ 100 milhões e a bancada federal outros R$ 80 milhões em emendas anualmente, pelo período de três anos. O deputado Neri Geller (PP) confirmou a autorização para a estadualização, que deve se consolidar nos próximos 90 dias de 2022.

"A informação que se tem do DNIT é que agora no início de do ano ou nos primeiros 90 dias deve se consolidar para fazer o convênio e repassar para o estado e aí sim o governo já pode fazer um planejamento, primeiro de organizar para fazer a manutenção, abrir orçamento e aí fazer as adequações necessárias para concluir o projeto dessa importante Rodovia”, frisou Geller. Neri ainda disse que se tivesse conseguido antes, talvez o governo pudesse dar uma manutenção e no início do primeiro semestre de 2022 começarmos o asfalto, mas “antes tarde do que nunca".

Além da estadualização, Marcelo destacou as obras lançadas nos três anos de Gestão Mauro. Desde janeiro de 2019, a secretaria entregou 1.241,62 quilômetros de asfalto novo nas rodovias estaduais de Mato Grosso. No mesmo período, o Estado entregou outros 1.003 km de asfalto recuperado e 97 pontes de concreto.

No momento, a Sinfra-MT executa 1.623 km de asfalto novo e está restaurando outros 615 km. Entre as obras em andamento estão a MT-010, entre Ipiranga do Norte e Tabaporã; a MT-140, entre Nova Brasilândia e Nova Ubiratã - que será uma alternativa ao trânsito pesado da BR-163; a MT-130 na região de Paranatinga; e as MTs-206 e 322 na região Norte.

Obras que estão em fase de conclusão são a MT-020, entre Paranatinga e Canarana; e a MT-326, entre Nova Nazaré e Cocalinho; a MT-100, na região do Araguaia; a MT-220, no Vale do Arinos; e a MT-343, entre Barra do Bugres e Cáceres.

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