Cuiabá, 27 de Abril de 2024

POLÍTICA Domingo, 29 de Novembro de 2020, 17:38 - A | A

29 de Novembro de 2020, 17h:38 - A | A

POLÍTICA / VITÓRIA NO SEGUNDO TURNO

Emanuel Pinheiro é reeleito prefeito de Cuiabá

Euziany Teodoro
Única News



Emanuel Pinheiro (MDB) consagrou vitória nas urnas neste domingo, 29. Ele já está reeleito com 99,10% das urnas apuradas e recebeu 134.779 votos, ou seja, 51,17% do total de votos. Pinheiro continua comandando a Prefeitura de Cuiabá pelos próximos quatro anos, ao lado de seu vice, José Roberto Stopa (PV).

Pinheiro liderou a eleição desde o início da apuração dos votos. Em seis parciais divulgadas, esteve acima de 50% em todas, com uma diferença entre 4 mil e 5 mil votos de Abilio Junior (Podemos), que conseguiu 48,83% dos votos até a sexta parcial, com 128.610 eleitores.

Depois de ficar em segundo lugar no 1º turno, atrás de Abílio Jr, com uma diferença de apenas 3%, conseguiu conquistar os eleitores indecisos e virar o jogo. O resultado foi anunciado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) às 17h55.

O segundo turno foi acirrado, como se comprovou nas urnas. Pesquisas eleitorais mostravam disputa voto a voto entre os dois candidatos. Enquanto Abilio estagnou entre 48% e 50% das intenções de voto, Pinheiro teve crescimento expressivo de 10 pontos percentuais e o resultado se confirmou neste domingo.

Com uma campanha focada especialmente nas ações que desempenhou nos últimos quatro anos, Pinheiro foi mais comedido no primeiro turno, quando disputava com outros sete candidatos.

No segundo turno, viu uma forte aliança do lado de Abilio Jr ganhar forma, com os principais ex-adversários unidos contra ele. Invocando “o apoio do povo”, partiu pra cima na segunda etapa da eleição e o embate frente a frente com o vereador ficou ainda mais forte.

Em debate na TV Vila Real, na última sexta-feira (27), a discussão foi pesada e várias vezes o programa teve que ser interrompido. Para Pinheiro, ficou claro o desequilíbrio e despreparo de Abilio durante todo o processo eleitoral.

“O primeiro turno foram todos contra Emanuel e ainda tendo um governador do Estado se posicionando muito duramente contra a nossa candidatura, mas assim mesmo fizemos uma campanha humilde, com o povo do nosso lado. Sempre buscamos o apoio popular, sempre quis o povo do meu lado, chegamos no segundo turno com empate técnico e uma campanha propositiva, de alto nível, corpo a corpo com a população, olho no olho, sintonia a sintonia, pele a pele”, avaliou o prefeito reeleito, na manhã de hoje, quando foi votar.

Emanuel segue para o tradicional restaurante Choppão para comemorar sua vitória neste momento.

Veja abaixo a lista das principais propostas de Emanuel Pinheiro, que agora poderão ser implementadas na cidade, a partir de janeiro de 2021.

• Qualifica Juventude - A proposta será qualificar 5 mil jovens no programa "Qualifica Cuiabá Juventude". Nos próximos 4 anos vamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho e garantir o primeiro emprego.

• Ampliar o Hora estendida na Saúde - Para que unidades básicas de saúde fiquem aberta entre às 7h até as 21h.

• "Cuiabá Digital" - que irá gerar emprego aos jovens por meio de incentivos fiscais para atrair empresas e startups ("empresa emergente") de tecnologia e inovação.

• Hospital da Família – transformar o antigo Pronto Socorro Municipal, que atualmente vem sendo usado provisoriamente para atender pacientes com covid-19, em Hospital da Família (HFam).

• Mobilidade urbana: Trincheira Círculo Militar; Contorno Leste, 17,3 km de sua extensão, com paradas em quatro pontos estratégicos até a ligação com a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251). A obra vai beneficiar mais de 200 mil pessoas diretamente, interligando todas as regiões de Cuiabá; Viaduto na Avenida Archimedes Pereira Lima (estrada do Moinho) no bairro Jardim Universitário, em frente à fábrica da Brahma; Pavimentar 100% todos os bairros de Cuiabá; Mais estações de ônibus climatizadas, frota de ônibus 100% climatizadas;

• Plano pós-pandemia - plano que contempla ações visando metas para os próximos 30 anos, como o desenvolvimento e estímulo à indústria, comércio, pequenos produtores, pequeno e microempresário, turismo e a geração de emprego.

• "Projeto Cuiabaninho" - voltado às crianças e adolescentes do sexo masculino com idade entre 6 a 17 anos. Estilo Siminina.

• Projeto para amparar os ‘filhos do feminícidio’, que são crianças que tiveram suas mães mortas pelos companheiros. "Receberem um recurso da Prefeitura de R$ 500 reais até elas completarem a maioridade.

• Escolas em tempo integral em cada regional da cidade.

• No Centro de Cuiabá, estacionamento subterrâneo por meio de parceria público privada (PPP) com 660 vagas.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia