Euziany Teodoro
Única News
O ex-prefeito de Rio Branco (a 336 km de Cuiabá), Antonio Xavier de Araújo, o Totonho (PSC), é acusado de usar "laranjas" para desvio de recursos públicos, em esquema desbaratado pela Polícia Federal e Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Cáceres (a 250km de Cuiabá), durante a Operação Esquema Novo, nesta segunda-feira (15).
A operação conjunta entre Gaeco, Polícia Federal e Promotoria de Justiça de Rio Branco, resultou na apreensão de dois veículos, sendo um Honda Civic e uma Eco Sport. Os veículos foram encaminhados para a unidade do Gaeco de Cáceres.
De acordo com o Gaeco, os mandados foram cumpridos em uma revendedora de veículos em Rio Branco e nas residências do ex-prefeito, Totonho, e da esposa do ex-secretário de Finanças, já falecido. As investigações apontam para um suposto esquema de desvio de recursos do município com a utilização de “laranjas”.

Totonho (PSC).
O inquérito policial, instaurado pela Polícia Federal com base em investigações conjuntas com o Gaeco de Cáceres e a Promotoria de Justiça de Rio Branco, apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.
O esquema criminoso contaria ainda com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra. A investigação aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal. (Com Assessoria)
Polícia Federal

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!