Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021, 11:30 - A | A

13 de Janeiro de 2021, 11h:30 - A | A

POLÍTICA / RISCO DE COLAPSO

Mendes critica demora do Governo Federal em adquirir vacina e alerta para segunda onda da covid-19

Governador afirma que a previsão do Ministério da Saúde é que a distribuição da vacina aos Estados seja feita até o final deste mês

Única News



O governador Mauro Mendes (DEM), em entrevista nesta quarta-feira (13), enfatizou a preocupação com a demora de o Governo Federal adquirir a vacina contra o coronavírus. Para o gestor, o Brasil está atrasado em relação à imunização.

Mendes ressalta que já tentou, inclusive, negociar com a farmacêutica Pfizer a compra da vacina, mas a empresa confirmou que só trata com o governo federal. O governador reforçou a apreensão, principalmente pelo fato de que o Estado já vive a segunda onda da doença, com aumento dos casos e risco de colapso na rede de saúde.

Mauro destacou que segue a previsão do Ministério da Saúde com a distribuição da vacina aos Estados até o final deste mês. Salientou ainda que Mato Grosso já tem toda a logística planejada com 3 milhões de seringas disponíveis e outras sendo adquiridas em nova licitação. “Essa questão da vacina está tomando rumos diferentes. Parece que não se quer fazer. Até agora não temos nada de concreto. Confesso que o desempenho na condução do tema não está muito satisfatório”, diz.

Em meio à indefinição pela imunização, Mendes chama a atenção ao crescimento de casos e a segunda onda da doença, que conforme ele, já é real no Estado. O governador confirma que o Estado já tem ocupação de 60% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivos para pacientes da covid.

Segundo ele, o objetivo é trabalhar para conter esse avanço. “O governo vai procurar fazer o necessário para minimizar esta segunda onda. Mas parece que parte da população age como se nada estivesse acontecendo. Parece que está entrando no negacionismo. O Estado não tem suporte para aumentar mais leitos, nem mesmo profissionais. Estamos trabalhando para evitar o colapso”, finalizou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia