Luana Valentim
(Foto: Sicom/Reprodução)
Em conversa com jornalistas, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) assegurou que deverá lançar até outubro, o edital de licitação para o transporte coletivo municipal com previsão de que o novo modelo opere com ar-condicionado, internet, wi-fi, além de espaços adaptados para pessoas portadores de deficiência.
De acordo com o gestor emedebista, muito possivelmente até maio de 2019, o município já terá escolhido as novas empresas. “Eu estarei lançando, conforme já anunciado, agora no mês de outubro o edital, porque em maio do ano que vem, próximo aos 300 anos, vence o contrato das atuais empresas que operam o sistema”, relatou.
Pinheiro também pretende fazer as alterações nas linhas e na distribuição dos ônibus pela cidade, para tentar atender a alta demanda na Capital.
“Não apenas nos ônibus em si, impactando na renovação da frota, com ar-condicionado, wi-fi, adaptado a pessoas com deficiência, mas também melhorando o atendimento e racionalizando o sistema. Porque não adianta melhorar o ônibus e deixar o sistema bagunçado. São 400 veículos que precisam ser mais bem distribuídos para atender a população que usa e que depende do transporte coletivo”, pontuou.
Desde 2016, ainda na gestão do ex-prefeito Mauro Mendes (DEM), a licitação do transporte coletivo vem sendo discutida. E ao assumir a prefeitura em 2017, Pinheiro suspendeu o processo iniciado por seu antecessor para que o modelo voltasse a ser analisado.
A atual concessão do transporte é de 2002, tendo sido implantada em 2004 com um prazo máximo de operação de 10 anos. Em dezembro 2012, ao final da gestão Chico Galindo (PTB), a prefeitura assinou um novo aditivo que permitiria que os contratos fossem estendidos até 2019, indo além do prazo inicial. O Ministério Público Estadual acionou a prefeitura e a questão foi parar na Justiça.
Pinheiro ainda anunciou que as novas estações serão instaladas seguindo o modelo da Estação Alencastro, no Centro de Cuiabá. Ele também projetou a mudança dos abrigos comuns, que devem ser substituídos por contêineres semelhantes ao instalado em frente ao Pantanal Shopping, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, a Av. do CPA.
“Em paralelo a isso, daremos continuidade às mudanças nas estações. Entrego até o final do ano a Estação Ipiranga, nos mesmos moldes da Estação Alencastro e quero lançar para o aniversário de 300 anos de Cuiabá a estação Bispo Dom José, também nos mesmos moldes da Alencastro. Além disso, dar sequência à colocação dos abrigos com contêineres, que teve grande repercussão no Brasil inteiro”, declarou.
Pinheiro relatou que o processo de licitação já está quase concluído e que agora irá começar a trocar esses abrigos paralelamente no Centro e nos bairros, pois são terríveis e representam um desrespeito à população usuária do sistema, não a protegendo nem da chuva nem do sol.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!