18 de Janeiro de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 27 de Julho de 2020, 09:16 - A | A

27 de Julho de 2020, 09h:16 - A | A

POLÍTICA / COMBATE À COVID-19

Pinheiro pede conscientização e convoca cuiabanos a manter o isolamento

Euziany Teodoro
Única News



Em artigo publicado nesta segunda-feira (27), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, escreve diretamente à população cuiabana, tanto os de “chapa e cruz”, quanto os “paus-rodados” – aqueles que são daqui e os que vieram de fora – pedindo que adotem o isolamento social como principal ferramenta de combate à covid-19.

“Juntos, temos a total capacidade de retomarmos o caminho da normalidade, enfrentando a dor do que passou, mas mantendo a serenidade, discernimento e esperança de que está em nossas mãos a responsabilidade de conceber a Cuiabá do pós-pandemia. E essa construção começa com um primeiro passo, que é o entendimento de que a guerra contra a Covid-19 somente será vencida se cada um fizer sua parte”.

O prefeito fez um balanço do caminho percorrido até aqui, falando sobre o empenho que a Prefeitura de Cuiabá tem adotado para as medidas técnicas de combate à covid-19. No entanto, reafirma que qualquer medida, só terá efeito com apoio e ações efetivas dos 600 mil cuiabanos.

“Como prefeito da Capital tenho que manter as rédeas da situação para que ela não saia do controle. Tenho que dar segurança, tranquilidade e esperança à população. Estamos tomando todas as medidas, ajustando quando necessário, com o único intuito de acertar e proteger a saúde pública. Com base em relatórios técnicos, Cuiabá está fazendo sua parte para superar essa fase crítica."

"Esse empenho do poder público, deve estar completamente alinhado com a conscientização e participação efetiva de todos os cuiabanos, seja ele 'pau rodado' ou de 'chapa e cruz'", disse

"No entanto, esse empenho do poder público, deve estar completamente alinhado com a conscientização e participação efetiva de todos os cuiabanos, seja ele "pau rodado" ou de "chapa e cruz". Cada cidadão precisa ter o entendimento de que é necessário assumir sua própria responsabilidade e também se empenhar na sua proteção, proteção da sua família e de seus semelhantes.”

Ainda sem medicamentos e uma vacina específicos contra o coronavírus, a medida mais eficaz continua sendo o isolamento social, pois o vírus só pode ser transmitido pelas pessoas. Portanto, manter-se distante é essencial.

“Por isso, continuo contando com a colaboração dos mais de 600 mil cuiabanos. Mais do que nunca, este é o momento de pensar em um bem comum. É o momento de autoavaliar o seu comportamento e, se preciso for, por quê não mudar? Nessa batalha, ainda sem uma vacina disponível, o isolamento social continua sendo uma ação mais eficaz de prevenção”, concluiu.

Infelizmente, muitos ainda não têm consciência disso. Desde que foi determinada quarentena coletiva obrigatória em Cuiabá, 92 estabelecimentos foram multados por causar aglomeração e descumprir as medidas. São mais de R$ 80 mil em multas.

Pessoas físicas também foram multadas pelas equipes de fiscalização, envolvendo atividades comerciais irregulares, vendedores ambulantes e poluição sonora. No total, 103 autos de infração foram assinados, totalizando R$ 83 mil em multas.

De acordo com o último boletim, Cuiabá já registrou o total de 9.460 casos de covid-19. Destes, 2.010 se recuperaram, mas 474 pessoas não resistiram e morreram em decorrência do vírus.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia