Por Suelen Alencar/ Única News
Marcus Mesquita/Midianews

O Ministro Blairo Maggi (PR) concedeu entrevista na tarde desta segunda-feira (20) e divulgou a lista das empresas citadas na Operação Carne Fraca, que investiga o envolvimento de fiscais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) em um esquema criminoso para liberação de licenças, fiscalização irregular de frigoríficos e também adulteração de carne vencida.
A lista delata 21 empresas de três estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina e Goiás e não mostra Mato Grosso. Segundo o ministro, a divulgação é para garantir a "transparência'' da informação, já que há, segundo ele, uma série de 'inverdades' que podem prejudicar o mercado do país".
"Vamos colaborar com o que for necessário com as investigações da #operaçãocarnefraca. Estamos sendo rigorosos, efetivos e rápidos, não iremos passar a mão na cabeça de quem fez coisa errada[...]Nada sairá desses frigoríficos sem autorização expressa de nossos auditores, que estão trabalhando em regime de rodízio. Desde que foi deflagrada a operação, interditamos três frigoríficos e afastamos os 33 técnicos agropecuários citados", publicou Maggi em seu Facebook oficial.
Veja lista de empresas:

Maggi também informou que está aguardando certificado de alguns países sobre a exportação e que não há nenhuma restrição de embarque até o momento. O video da entrevista está na página oficial do ministro que reforçou sobre a necessidade de não se macular o mercado, por isso as informações divulgadas devem ser esclarecidas.
"Não posso acabar com a carreira produtiva dos estabelecimentos por uma suspeição. Se olhar mos nos documentos, porque eles [empresas] estão sob supeiçaão, na verdade são problemas de relacionamento. São fiscais com donos de frigorificos ou partes paralelas. então não dá para dizer que a suspeição é por causa da má qualidade do produto e é sobre isso que vamos avançar essa semana[...] O que aconteceu foi o deslize de pessoas dentro do processo e elas serão punidas. Nós já fizemos a exoneração de dois superitendentes do Paraná e vamos colocar pessoas neutras para que interesses políticos não venham a influenciar", disse.
Quanto aos produtos nos supermercados, o ministro destacou que amostra de produtos serão colhidas e analisadas. "Nós estamos indo até os supermercados para coletar amostras e mandar para laboratórios, caso se constate alguma irregularidades nós vamos suspender. Quanto ao mercado exterior, temos embarques para alguns países, mas esses países tem a liberdade de fazer as inspeções”, disse Maggi em entrevista ao vivo transmitida pelo facebook.
Veja vídeo:
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3