Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 11 de Junho de 2020, 09:17 - A | A

11 de Junho de 2020, 09h:17 - A | A

POLÍTICA / NOVAS MEDIDAS

Chapada dos Guimarães volta a fechar comércio para conter avanço da Covid-19

Euziany Teodoro
Única News



A prefeita de Chapada dos Guimarães (a 67 km de Cuiabá), Thelma de Oliveira, decidiu fechar o comércio não essencial da cidade, novamente, a partir de segunda-feira (15).

Em reunião nessa quarta-feira (10), o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 tomou a decisão em decorrência da taxa de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para a doença no Estado, que está em 64,9%.

Segundo o Comitê, o objetivo é tentar diminuir o número de casos suspeitos no município, que pode correr o risco de não conseguir atender aos pacientes que necessitarem de internação nos leitos para casos graves.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, confirmou o colpaso na rede de saúde e anunciou que o Estado não terá capacidade para atender a todos que precisarem de leitos.

“Há um crescimento muito grande dos casos em Mato Grosso, principalmente dos casos graves. O número de pacientes em leitos de UTI é superior ao número de pacientes em leitos clínicos e onde temos mais vagas, são nos leitos clínicos. Esperávamos ter um número substancial de pacientes com sintomas mais leves, mas o que está acontecendo, em face também das fragilidades e deficiências da atenção básica de saúde, é que os pacientes já chegam num estado bastante crítico, praticamente direto para a UTI”, disse o secretário, em coletiva online essa semana.

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães realiza outra reuniãodo Comitê no sábado (13), quando será definido o que abre e o que fecha no comércio. Deverão funcionar apenas os que são considerados serviços essenciais, como hospitais, farmácias e segurança.

De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado nessa quarta-feira, Chapada dos Guimarães tem 17 casos confirmados da Covid-19 e duas pessoas morreram na cidade em decorrência da doença.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia