04 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 20 de Março de 2025, 07:25 - A | A

20 de Março de 2025, 07h:25 - A | A

POLÍTICA / "CAMINHO NATURAL"

Com aprovação da cúpula nacional, Fábio crê na oficialização da federação entre União Brasil e PP

Fred Moraes
Única News



O secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal licenciado, Fábio Garcia (União Brasil), afirmou que com a aprovação do Diretório Nacional do Partido Progressistas em dar sequência a tratativa da federação entre os dois partidos, o caminho ‘mais natural’ será a oficialização do novo grupo político.

Em entrevista nesta quarta-feira (19), Fábio explicou que as unificações entre partidos será algo cada vez mais comum diante do grande número de partidos existentes no país. Fábio cita que alguns sequer possuem representação na Câmara Federal, sem espaço no campo político, precisando que pensem em uma federação.

“Depois da decisão do PP ontem, essa federação tem grande possibilidade de avançar.  O PP aprovou por unanimidade e agora a União Brasil deve trabalhar. E hoje eu tenho que dizer que provavelmente essa federação deverá sair do papel e o PP e a União vão formar uma federação”, disse o secretário. 

Fábio afirma que não vê com estranheza o desejo do União Brasil em federalizar, até porque somaria mais tempo de tempo, fundo partidário e representação nos Poderes. O parlamentar lembra que o partido é fruto de uma fusão do antigo Democratas com o PSL.

“Olha, eu acho que é uma tendência natural a união, fusão e federação de partidos. Portanto, nós vamos ter que nos habituar, e isso é bom para a democracia, num país cada dia com menos partidos. E o que está acontecendo, o que aconteceu já. Lembro com o DEM e PSL, que a gente fez uma fusão, surgiu a União Brasil. Agora a gente faz uma federação com o PP”, conclui.

FEDERAÇÃO DO UNIÃO

Visando tornar-se a maior bancada da Câmara Federal, o União Brasil unirá o Centrão no Congresso Nacional vai impor mais pressão ao governo federal no próximo ano. Se consolidada, a federação chegará a 151 deputados e 17 senadores. Na Câmara, o número ultrapassaria o PL, que possui a maior bancada neste momento: 95 deputados.

O foco será a aliança entre as três siglas, mas a possibilidade de uma federação com apenas duas delas não está descartada. Se for consolidada, a federação terá impacto no cenário político em nível municipal, estadual e nacional.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia