Ari Miranda
Fred Moraes
Única News
Em entrevista ao Única News, o deputado estadual João José de Matos, o Dr. João (MDB), disse ter se surpreendido ao ser escolhido para ocupar a vaga de primeiro secretário da chapa liderada pelo deputado estadual Max Russi (PSB) e que foi eleita nesta quarta-feira (7) para o biênio 2025/27 da Casa de Leis.
LEIA MAIS: Deputados elegem Mesa Diretora que vai comandar Assembleia Legislativa no biênio 2025/2027
Ocorre que o parlamentar estava fora do radar de possíveis nomes que poderiam ocupar a vaga. A mais cotada era sua colega de bancada, a deputada estadual Janaina Riva (MDB).
“Com a evolução das situações, a Janaina Riva ela foi assim, muito brilhante, e tirou o nome dela, pra gente ter uma eleição mais tranquila. E o meu nome chegou como um nome de consenso, com o apoio do deputado [Eduardo] Botelho, do deputado Max [Russi] e da própria deputada Janaína Riva, e depois com o apoio e consenso da grande maioria dos deputados", explicou Dr. João.
Quando perguntado se o recuo da colega teria sido forçado por outros parlamentares da Casa de Leis, o deputado explicou que a decisão de recuar da disputa partiu da própria Janaina, que disse estar desistindo da disputa por “pressões externas”.
“Eu estava viajando e quando eu cheguei de viagem, fui chamado pra conversar, pois os parlamentares estavam me dando apoio [para concorrer a primeira secretaria], pois a Janaina tinha pedido [pra recuar], pois estava com 'dificuldade' na chapa e pediram para eu ser o candidato de consenso”, destacou Dr. João.
O deputado falou ainda sobre a ausência do deputado Valdir Barranco (PT) na composição da chapa da Mesa Diretora, que minutos antes havia dito a jornalistas que não participou da chapa devido a exclusão de Janaína da composição da nova diretoria, classificando a atitude como “violência de gênero”.
Todavia, Dr. João rebateu a afirmação do colega, garantindo que a decisão pela não participação na chapa partiu do próprio Barranco, que alegou problemas partidários. No entanto, minimizou a desistência do colega e deixou subentendido que possíveis arestas já foram aparadas.
“O Barranco foi o primeiro a abrir mão. [Ele] Era segundo secretário [na chapa] e falou pra deputada Janaina que não queria participar por causa de problemas políticos do partido dele. Não teve nada, foi muito tranquilo. Ele [Valdir Barranco] é um grande parceiro, grande amigo nosso", pontuou.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!