Cuiabá, 21 de Maio de 2024

POLÍTICA Terça-feira, 30 de Abril de 2024, 13:15 - A | A

30 de Abril de 2024, 13h:15 - A | A

POLÍTICA / “COMISSÃO FAZ DE CONTAS”

Edna pede para sair de Comissão que pode cassar Emanuel; "Estão criando um mamão com açúcar para o prefeito"

Fred Moraes
Única News



A vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT), revelou que protocolou um ofício à Mesa Diretora para pedir sua saída da relatoria da Comissão Processante de Investigação (CPI), contra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), acusando o presidente da comissão de negligenciar os prazos "para favorecer o prefeito". A informação foi confirmada pela petista na manhã desta terça-feira (30), em uma conversa com a imprensa.

Segundo Edna, a comissão está numa fase “mamão com açúcar”, atropelando ritos processuais exigidos em qualquer pedido de cassação. Além disso, sequer trabalha com um calendário oficial para a condução dos trabalhos. Por isso protocolou o ofício requerendo a exclusão dos membros.

“Estão criando um mamão com açúcar para o prefeito, sem fazer a condução como deve ser correto da Comissão. A Comissão marca reunião com o prazo esgotado para dar o parecer na defesa do prefeito e apresentam o parecer sem fundamentação. As reuniões são marcadas de formas sem calendário, sem dar tempo para os seus membros lerem, estudarem, apresentarem sua contribuição o processo", disse.

Por fim, Edna diz que é insustentável e frustrante permanecer no grupo de investigação e define a mesma como “Comissão faz de conta”.

“Então como é que eu vou continuar numa Comissão que não tem estratégia de trabalho que não tem planejamento desse trabalho que não aceita as contribuições, a não ser no limite exato do que convém. A comissão faz de conta? É uma comissão que faz de conta. Então eu não vou poder, infelizmente”, finaliza.

A Comissão Processante é baseada na investigação da Polícia Civil e Ministério Público do Estado (MP), na qual Emanuel apareceu como principal suspeito de chefiar uma Organização Criminosa que operou desvios financeiros dos cofres da saúde.

O autor do requerimento foi o vereador Felipe Corrêa (Cidadania). O pedido recebeu 16 votos favoráveis e 8 contrários. Apenas os vereadores Adevair Cabral (PTB), Cezinha Nascimento (União Brasil), Dídimo Vovô (PSB), Ricardo Saad (PSDB), Luís Cláudio (MDB), Paulo Henrique (PV), Mário Nadaf (PV) e Sargento Vidal (MDB) votaram contra a abertura da Comissão Processante na última terça-feira (12).

Votaram a favor da comissão os vereadores: Demilson Nogueira (PP), Dilemário Alencar (Podemos), Dr. Luiz Fernando (Republicanos), Edna Sampaio (PT), Eduardo Magalhães (Republicanos), Eleus Vieira de Amorim (Cidadania), Jeferson Siqueira (PSD), Kassio Coelho (PRD), Lilo Pinheiro (PDT), Marcus Brito Jr (PV), Maysa Leão (Republicanos), Michelly Alencar (União), Rodrigo Arruda E Sá (Cidadania), Rogério Varanda (MDB), Sargento Joelson (PSB) e Wilson Kero Kero (Podemos)

A Câmara de Cuiabá publicou a resolução que criou a Comissão em 20 de março, a partir da data, seguindo o regimento, terá 90 dias para concluir os trabalhos.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia