09 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 15 de Março de 2021, 09:53 - A | A

15 de Março de 2021, 09h:53 - A | A

POLÍTICA / OPERAÇÃO ESQUEMA NOVO

Ex-prefeito usava laranjas para desviar recursos; carros são apreendidos

Euziany Teodoro
Única News



O ex-prefeito de Rio Branco (a 336 km de Cuiabá), Antonio Xavier de Araújo, o Totonho (PSC), é acusado de usar "laranjas" para desvio de recursos públicos, em esquema desbaratado pela Polícia Federal e Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Cáceres (a 250km de Cuiabá), durante a Operação Esquema Novo, nesta segunda-feira (15).

A operação conjunta entre Gaeco, Polícia Federal e Promotoria de Justiça de Rio Branco, resultou na apreensão de dois veículos, sendo um Honda Civic e uma Eco Sport. Os veículos foram encaminhados para a unidade do Gaeco de Cáceres.

De acordo com o Gaeco, os mandados foram cumpridos em uma revendedora de veículos em Rio Branco e nas residências do ex-prefeito, Totonho, e da esposa do ex-secretário de Finanças, já falecido. As investigações apontam para um suposto esquema de desvio de recursos do município com a utilização de “laranjas”.

Antonio Araujo Totonho Rio Branco prefeito

 Totonho (PSC).

O inquérito policial, instaurado pela Polícia Federal com base em investigações conjuntas com o Gaeco de Cáceres e a Promotoria de Justiça de Rio Branco, apurou que mais da metade dos valores inicialmente contratados com a Prefeitura para execução de obras no município eram repassados da empresa contratante para contas pessoais de servidores públicos municipais.

O esquema criminoso contaria ainda com aditamentos contratuais objetivando aumentar o valor final da obra. A investigação aponta indícios de autoria e materialidade dos crimes de responsabilidade, de corrupção passiva previsto no artigo 317 do Código Penal e de corrupção ativa previsto no artigo 333 do Código Penal. (Com Assessoria)

Polícia Federal

Operação Esquema Novo Cáceres Rio Branco

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia