09 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2025, 15:05 - A | A

06 de Fevereiro de 2025, 15h:05 - A | A

POLÍTICA / TUCANOS SERÃO EXTINTOS

Janaina e Dr. João divergem sobre fusão do MDB com PSDB; “Precisa ser muito bem avaliado”

Fred Moraes
Única News



A possível fusão entre o MDB e o PSDB, visando as eleições gerais de 2026, já é alvo de debates aqui em Mato Grosso. Nessa quarta-feira (5), a secretária geral do MDB em Mato Grosso, Janaina Riva, e o deputado estadual Dr. João, conversaram com o Única News para expor suas opiniões a respeito da possível junção dos dois partidos integrantes da ala ‘Centro Direita’.

O PSDB deve deixar de existir no mês de março. Dirigentes já acertaram a data para definir para qual sigla migrarão. O MDB e o PSD disputam quem vai agregar os tucanos.

Para Janaina, a fusão das siglas será benéfica, principalmente para ela que ensaia uma candidatura ao Senado. A deputada adiantou que conversou com o colega de parlamento, Carlos Avallone (PSDB-MT), e afirmou que a negociação está avançada e logo deve ser concretizada.

“Tenho conversado com alguns deputados e senadores que falam que a fusão do MDB com PSDB está muito bem encaminhada. Eu e o deputado Carlos Avallone [presidente do PSDB em Mato Grosso] já fizemos uma reunião, somos favoráveis à fusão. Nesse quesito não muda muita coisa no Estado. Aqui em Mato Grosso, eu acho que pra gente não traria nenhuma modificação substancial, sabe? Eu acho que, pra mim, é muito bom, até porque reforça um projeto do MDB, como reforça também um projeto do PSDB”, disse a deputada.

Já na opinião de Dr. João, a fusão precisa ser amplamente debatida, pois em sua visão, o PSDB está enfraquecido nacionalmente, podendo ser "um peso" para o MDB.

“Eu conversei com o Juarez Costa, que estava com o Baleia Rossi, perguntei a ele sobre a possibilidade. Me disseram que estão vendo lá, tem que ser bem avaliado. O MDB é um partido forte, o PSDB enfraquecido. Tem que ver se vai valer a pena ou não”, conclui.

O partido que topar a fusão e receber os filiados do PSDB terá a terceira maior bancada da Câmara de Deputados. No total, 13 parlamentares tucanos foram eleitos em 2022. O aumento também se dará no fundo partidário, a que os tucanos têm direito. Um dos motivos para articular a fusão é o enfraquecimento da legenda.

O MDB, por exemplo, tem 42 deputados. Caso o PSDB se junte ao partido o número vai a 55 deputados e encosta no União Brasil e PP. O fundo partidário e o tempo de TV durante campanhas eleitorais também aumentam.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia