19 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 25 de Novembro de 2024, 16:36 - A | A

25 de Novembro de 2024, 16h:36 - A | A

POLÍTICA / DELEGADO ASSUME

Mauro cria secretaria exclusiva para frear "home office" de bandidos nos presídios de MT

Euziany Teodoro
Única News



O governador Mauro Mendes lançou, nesta segunda-feira (25.11), o “Programa Tolerância Zero ao Crime Organizado” para intensificar as ações de segurança pública, em um pacote de medidas integradas de combate ao crime organizado e proteção e defesa ao cidadão de Mato Grosso.

O pacote de medidas inclui a criação da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será desmembrada da Secretaria de Estado de Segurança Pública e cuja mensagem será enviada para a Assembleia Legislativa ainda nesta semana. A nova Pasta será chefiada pelo delegado Vitor Hugo Bruzulato, que atualmente responde pela Diretoria de Atividades Especiais da Polícia Civil.

A Secretaria será a responsável por administrar os Sistemas Penitenciário e Socioeducativo e a política estadual sobre drogas. O secretário adjunto de Administração Penitenciária será o policial penal federal André Fernandes Ferreira, que já foi secretário de Segurança Pública no Estado de Roraima.

A criação da nova pasta vem, principalmente, após as frequentes apreensões de aparelhos celulares sendo usados por presidiários dentro das penitenciárias do Estado, especialmente na PCE, em Cuiabá. De acordo com o governador, as prisões se tornaram uma espécie de "home office" para os bandidos, que continuam ordenando crimes de dentro das cadeias. 

"Estamos criando uma Secretaria de Justiça como uma das estratégias para que haja um foco específico na condução do nosso sistema. Hoje o secretário de segurança tem que se dividir entre Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Técnica e Polícia Penal. Nós vamos, a partir de agora, ter um secretário exclusivo, uma pasta exclusiva, poder cobrar muito desses profissionais, dando a eles as condições como nós já temos hoje, para que os presos que lá estiverem cumpram a pena e não transformem os nossos presídios em home office, como é a maioria dos presídios brasileiros", afirmou.

Mauro garantiu que o delegado Vitor Hugo terá total liberdade para implementar ações contra o crime organizado. "O novo secretário terá carta branca pra implementar todas as medidas necessárias pra colocar ordem na casa."

Com o desmembramento, a Sesp ficará focada nas ações de enfrentamento ao crime organizado.

“Vamos caminhar lado a lado, mas teremos um secretário dedicado ao tema do Sistema Prisional, em que ele vai ter várias atuações específicas operacionais, com criação de procedimentos e implantação de tecnologias dentro do Sistema Penitenciário. Essa dedicação exclusiva vai permitir que o secretário fique focado em tudo que seja necessário para que tenhamos um sistema penitenciário controlado, que possa dar tranquilidade para o servidor, para que a pessoa que cometeu crime cumpra sua pena e que tenhamos melhores resultados, sem gabinetes do crime instalados nas unidades penais”, explicou o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Roveri.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia