16 de Junho de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Segunda-feira, 16 de Junho de 2025, 09:25 - A | A

16 de Junho de 2025, 09h:25 - A | A

POLÍTICA / NA COREIA DO SUL

Mauro Mendes visita capital com o melhor trânsito do mundo em busca de soluções para Cuiabá

Segundo o governo, a visita visa aprimorar os sistemas de transporte que serão implementados ou já existem no estado.

Única News



Em meio aos desafios diários do trânsito pesado e às obras do BRT em andamento em Cuiabá, uma delegação de Mato Grosso, liderada pelo governador Mauro Mendes, buscou referências em Seul, capital da Coreia do Sul.

A cidade sul-coreana é reconhecida globalmente por seu avançado sistema de transporte, destacando-se pela integração de modais, monitoramento inteligente e eficiência na gestão do fluxo urbano.

Durante um encontro na Seul Topis (Serviço de Informação e Operação de Transporte de Seul) nesta segunda-feira (16), a delegação mato-grossense conheceu de perto as estratégias implementadas para mitigar o tráfego, controlar a emissão de poluentes e garantir a pontualidade dos serviços.

"Estamos em busca das melhores práticas para oferecer um serviço público de melhor qualidade para a nossa população. Seul é referência mundial nesse setor pela integração e rapidez. Eles encontraram soluções eficientes, em um curto espaço de tempo, para problemas que nós temos no Brasil. Conhecer essa realidade é fundamental para aprimorar os nossos sistemas", destacou o governador Mauro Mendes.

Estamos em busca das melhores práticas para oferecer um serviço público de melhor qualidade para a nossa população.

O sistema de Seul interliga todas as opções de transporte, como táxis, metrô, ônibus, bicicletas compartilhadas e até carros autônomos em fase de teste.

Além de otimizar o dia a dia dos cidadãos, a tecnologia auxilia na gestão de crises e calamidades, como tempestades e nevascas intensas.

"Vamos implementar em Mato Grosso o BRT e esse sistema de integração, que garante segurança ao usuário e monitoramento de todo o modal, pode ser importante para garantir a boa gestão de todos os meios de transporte", completou Mendes.

Monitoramento detalhado e gestão de frotas

An Youngjin, representante do setor de promoção da Topis, detalhou o controle rigoroso do sistema. Ela explicou que todas as 64 empresas de ônibus que atendem aos mais de 8 milhões de habitantes de Seul são monitoradas de perto.

Cerca de 60% da população utiliza o transporte público, e o governo acompanha em tempo real cada veículo e rota. Isso permite

Governo de MT

comitiva na coreia

 

intervenções rápidas, como o direcionamento de ônibus para áreas de maior demanda ou a exigência de substituição de veículos.

O sistema também fornece dados em tempo real sobre a disponibilidade de táxis, a demanda por serviços em diferentes regiões e a ocupação de trens e metrôs, facilitando a gestão da mobilidade em toda a cidade.

Tecnologia contra infrações e poluição

O sistema de monitoramento de Seul também se estende à fiscalização do trânsito. Câmeras de alta tecnologia registram infrações automaticamente, notificando os proprietários dos veículos.

Além disso, a tecnologia auxilia na política de redução de emissões de gases, identificando e notificando veículos com mais de cinco anos de uso que circulam em áreas restritas.

A adesão da população é notável; An Youngjinm afirmou que, desde a instalação do sistema, "não foi notificado nenhum carro de forma irregular" em relação a essas políticas.

A delegação de Mato Grosso que participou da reunião incluiu os deputados Beto Dois a Um e Ondanir Bortolini (Nininho), os secretários de estado Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação) e Basílio Bezerra (Planejamento), o promotor de Tribunal de Contas do Estado, Alisson Alencar, e representantes da Embaixada do Brasil na Coreia.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia