Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 20 de Junho de 2020, 14:56 - A | A

20 de Junho de 2020, 14h:56 - A | A

POLÍTICA / CAPITAL TEM 185 LEITOS DE UTI

Prefeito diz que perda de UTIs em Cuiabá é fake news espalhada pela oposição

Única News
Da Redação



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), disse durnate uma entrevista que a oposição divulgou fake news, em relação a perda de leitos de UTI, na capital neste momento de pandemia. Na realidade, houve uma redistribuição dos leitos para evitar um colapso na saúde de Cuiabá, segundo informou o gestor.

As 60 vagas para pacientes com coronavírus, estavam planejadas para o Hospital Municipal de Cuiabá, onde é agora o novo pronto-socorro. A unidade poderia se tornar um ambiente de proliferação da doença, com o risco de contaminação em vítimas de acidentes de trânsito e pacientes com outras enfermidades, se caso abrigasse os infectados pela Covid-19.

"Se fechasse para atender somente afetados pela pandemia, o colapso na saúde de Cuiabá seria ainda maior", explicou Emanuel.

Enquanto aos 60 leitos de UTI, eles foram divididos entre o Hospital São Benedito e o prédio onde funcionava o antigo pronto-socorro de Cuiabá, hoje Hospital de Referência em tratamento contra a Covid-19. Agora, Cuiabá tem 95 leitos para tratamento da doença e 90 para outros pacientes.

De acordo com o prefeito, ele pretende instalar mais 40 unidades nas próximas semanas, sendo 20 delas equipadas com respiradores conseguidos por Cuiabá por intermédio do deputado federal Emanuelzinho (PTB).

”Quando eu assumi a Prefeitura de Cuiabá, não existia pandemia e nem HMC. Cuiabá tinha 70 leitos de UTI. Hoje Cuiabá tem 185 leitos e semana que vem terá mais. Assumi a prefeitura do prefeito Mauro Mendes e Cuiabá só tinha 70 leitos não covid, até porque não existia a pandemia. Eu ampliei para 90 esses leitos não covid e além disso temos mais 95 leitos para covid”, pontuou o prefeito.

Nova UBS em Cuiabá

Com investimento de mais de R$ 800 mil viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a nova UBS, do bairro Parque Ohara, foi entregue na manhã deste sábado (20), pelo prefeito, secretário e outros envolvidos.

A unidade que foi entregue totalmente equipada, climatizada e com equipes odontológicas e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas da região, também contribui para o fortalecimento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia