Cuiabá, 08 de Setembro de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 06:55 - A | A

12 de Agosto de 2024, 06h:55 - A | A

POLÍTICA / EM REDE NACIONAL

Presidente do TCU elogia trabalho do Governo de MT na BR-163: “Evitou atraso no desenvolvimento do Brasil”

Única News



O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, citou a transferência do controle societário da BR-163, que atravessa todo o Estado de Mato Grosso, de empresa privada para o Governo Estadual como um case de sucesso e evolução no desenvolvimento de todo o país, já que a 163 é uma rodovia brasileira. A fala do presidente ocorreu durante entrevista ao site nacional Poder360.

Segundo o presidente, a proposta piloto, que foi considerada ousada à época pelo TCU, hoje representa um avanço para o país. A solução foi encontrada em um trabalho conjunto do Governo de Mato Grosso, envolvendo as Secretarias de Estado de Fazenda (Sefaz), de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Casa Civil, junto com TCU, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e Ministério dos Transportes.

“O governador Mauro Mendes nos procurou e sugeriu uma negociação para repactuar a rodovia federal e a tornar estadual, podendo gerir sua representação. Hoje, a BR-163 já duplicou um trecho, e está fazendo uma série de intervenções para concluir todas as obras. Ou seja, estava atrasando o desenvolvimento do Brasil, além de causar acidentes e mortes”, afirmou ele, destacando o avanço logístico proporcionado pela ação.

“A BR-163 corta o Estado de Mato Grosso de norte a sul, é a principal rodovia responsável pelo grande volume de escoamento do agronegócio. E ao mesmo tempo, era a rodovia conhecida por ser um vetor no atraso no escoamento e pelos acidentes em sua extensão. A intenção é entregar a duplicação e recuperação da rodovia em um tempo considerável, mas a falta de mão de obra é algo que acaba dificultando esta ação”, continua.

A Rota do Oeste pertencia a Odebrecht Transport, que não realizou obras na rodovia por sete anos. Em maio de 2022, o Governo de Mato Grosso e a ANTT assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), homologado pelo TCU. Dessa forma, a MT Par se tornou acionista majoritária da Nova Rota do Oeste, o que possibilitou a retomada das obras. O case de sucesso se tornou referência nacional.

O TAC firmado com a ANTT prevê, ao todo, a duplicação de 336 quilômetros da BR-163 e 34 quilômetros de via marginal, além da construção de sete passarelas e viadutos, pontes, trevos e retornos. Ao todo, o investimento previsto é de R$ 7,8 bilhões.

Atualmente a Nova Rota do Oeste atua em quatro frentes de trabalho: 

·         Duplicação da 1º etapa da Rodovia dos Imigrantes, abrangendo um trecho de 16,3 quilômetros, entre o km 495,9 (Cuiabá) e o km 512,2 (Várzea Grande) na BR-070;

·         Retomada da duplicação das pistas entre o km 507 (Diamantino) e o km 593 (Nova Mutum);

·         Terraplanagem em preparação à duplicação entre o km 601 (Nova Mutum) e o km 611 (Lucas do Rio Verde);

·         Duplicação de 26 km em Sinop e adequação da via existente, além da construção de seis viadutos na região.

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