Euziany Teodoro
Única News
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) deve julgar, em sessão nessa quarta-feira (19), o pedido de retorno ao cargo de cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), que estão afastados desde 2017, por envolvimento em esquemas de corrupção do Governo Silval Barbosa.
Serão julgados quatro agravos regimentais protocolados pelos conselheiros, que estão sob a relatoria do ministro Raul Araújo. A sessão começa às 14h, pelo horário de Brasília.
Valter Albano, Antonio Joaquim, Sérgio Ricardo, José Carlos Novelli e Waldir Teis foram alvo da Operação Malebolge, oriunda da delação do ex-governador Silval Barbosa, que apontou o envolvimento dos conselheiros do TCE com esquema de corrupção em sua gestão. Eles estão afastados do cargo desde 14 de setembro de 2017.
De acordo com a investigação, os conselheiros receberam propina, no valor aproximado de R$ 50 milhões, para liberar e manter o andamento de obras superfaturadas da Copa do Mundo de 2014.
A Malebolge foi a 12ª fase da Operação Ararath, realizada pela Polícia Federal para apurar a realização de pagamentos ilegais, por parte do Governo Silval Barbosa, para empreiteiras, além do desvio desses recursos em favor de agentes públicos e empresários através da utilização de instituição financeira clandestina.
A análise de documentos apontou a utilização de complexas medidas de "engenharia financeira" praticadas pelos investigados com o objetivo de ocultar a real destinação dada a valores de precatórios pagos pelo Governo de Mato Grosso.
A primeira fase da Ararath foi deflagrada em novembro de 2013, para desarticular quadrilha envolvida em lavagem de dinheiro e crimes financeiros no Estado, através de factorings de fachada e outras empresas.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!