Da Redação
(Foto: Reprodução)

A palavra 'trash' conceitualmente pode significar 'algo ou alguém que não renova seus conceitos. Que tem uma linha de pensamento incoerente e, sobretudo, limitado em seus horizontes da vida'. Por isso filmes, por exemplo trash, dão significado à filmes de terror.
Esta é possivelmente a palavra, portanto, capaz de definir a infeliz frase do presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), subsede de Cuiabá, João Custódio. Que em ato realizado nesta última sexta-feira (09), em frente ao Palácio Alencastro, disse em alto e bom som que 'professores não são babás do filho de ninguém', e ainda completando: 'que quem não tem como cuidar de filho que não o bote no mundo' .
A frase foi usada pelo sindicalista, ao defender a suspensão do programa “Hora Estendida”, que redimensiona a jornada de trabalho para garantir a permanência da criança na unidade educacional em 1h30 a mais do horário habitual. Para um dos sindicatos mais respeitados do Estado e dono de posições firmes, a fala de João Custódio, inequivocamente é uma vergonha para o Sintep.
Colocação tão equivocada, aliás, merecia uma reprimenda da direção do Sintep. Afinal, o programa “Hora Estendida”, colocado pelo prefeito peemedebista Emanuel Pinheiro, à disposição de mães trabalhadoras, em sua maioria de baixa renda, só foi criado para estas trabalhadoras que não têm como sair de seus trabalhos nos mesmos horários que servidores públicos. Que comumente têm hora para entrar e sair e, quando saem mais tarde, ganham hora extra. Uma realidade bem distante para grande parte das mulheres e mães trabalhadoras.
Nada contra a discussão sobre flexibilidade e mudanças no programa que atendam, igualmente, algumas das reivindicaçoes do Sintep. Mas chamar de 'babá', alguém que pode se disponibilizar para o outro, é um infeliz equívoco. E, antes, um olhar pequeno, sobre o conceito de humanidade.
Homens como o senhor Custódio deveriam humanizar o próprio espírito, antes de realizar qualquer ato público, para sindicato historicamente conhecido por suas posições justas. Acho que a sociedade e todas as pessoas de bem da Capital esperam uma resposta do Sintep sobre a colocação tão infeliz do Senhor João Custódio. Assim,com a palavra o Sintep!
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3