01 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

RADAR NEWS Segunda-feira, 24 de Abril de 2017, 11:05 - A | A

24 de Abril de 2017, 11h:05 - A | A

RADAR NEWS / DESAFIO SUICIDA

Parlamentar alerta contra 'Baleia Azul'; prefeito e primeira-dama criam ações contra o jogo

Da Redação



(Foto: Reprodução)

baleia_azul-1.jpg

 

O vereador Sargento Joelson (PSC) mostrou sua preocupação no plenário da Câmara de Cuiabá, com o jogo Baleia Azul - que em Mato Grosso -, já possuem 12 casos suspeitos de adolescentes envolvidos no desafio. O parlamentar apresentou indicação apontando a necessidades de as escolas municipais alertarem os pais sobre o jogo.

 

Os casos já estão sendo investigados pela Polícia de Mato Grosso. O desafio é uma espécie de jogo virtual que exige do participante o cumprimento de tarefas que incluem tirar a própria vida. Preocupado, o vereador apresentou indicação apontando a necessidades de as escolas municipais alertarem os pais sobre o referido jogo.

 

“Precisamos ficar atentos, vigilantes. E a escola pode contribuir com isto”, observou o vereador, que ainda solicitou o envio de expediente ao prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) para que a Secretaria Municipal de Educação adote medidas preventivas emergenciais.

 

A preocupação do parlamentar cuiabano - em virtude da grande repercussão do jogo macabro - é compartilhada pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro e o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), que determinaram ações de conscientização nas escolas da rede municipal de Educação, sobre a prevenção do suicídio entre jovens nas escolas da rede municipal de Educação.

 

O público alvo da campanha serão os alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Fundamental (4ª ao 8ª ano) qual envolve crianças entre 10 e 15 anos que estão na pré-adolescência, fase em que as mudanças emocionais estão em pleno processo de desenvolvimento.

 

O desafio é um jogo que teve origem na Rússia. E é um curador ou moderador que distribui os desafios a partir de um grupo secreto onde os contatos são iniciados pelo Facebook. Entre os desafios estão provas mórbidas que de certa forma preparam os participantes para o suicídio.

 

São desafios típicos, por exemplo: escrever frases e fazer desenhos com lâminas na palma da mão e nos braços, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício, escutar músicas depressivas, mutilar partes do corpo - como os lábios, ficar doente, ir a uma estrada de ferro de madrugada, receber e aceitar uma data para a sua morte e cumprir essa missão.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia