Única News
A Prefeitura de Cuiabá lançou o projeto Abrigo Amigo, uma iniciativa pioneira no Centro-Oeste, desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria da Mulher.
O Abrigo Amigo, projetado pela empresa Eletromídia, incorpora tecnologia avançada e visa oferecer maior segurança às mulheres nos pontos de ônibus. Além de exibir campanhas educativas e de conscientização criadas pela Secretaria da Mulher, os abrigos contam com totens equipados com uma central de atendimento remoto. Esse recurso permite que mulheres, ao se sentirem vulneráveis, acionem o serviço para obter suporte imediato. O atendimento é realizado por profissionais especializados, localizados em São Paulo, e funciona das 20h às 5h.
A primeira unidade do projeto foi instalada na Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da Praça Santos Dumont. Ao acionar o totem, qualquer pessoa em situação de insegurança poderá se conectar automaticamente com uma atendente capacitada, que oferecerá apoio e orientação até o embarque no transporte público. Os dispositivos também são equipados com sensores e câmeras para monitoramento em tempo real, permitindo o acionamento imediato das forças de segurança em casos de emergência.
Caso uma situação de risco ou violência seja identificada, a atendente poderá acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), garantindo uma resposta rápida e eficaz. O projeto é viabilizado por meio de um termo de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3