09 de Novembro de 2024
facebook twitter instagram youtube

RADAR NEWS Quarta-feira, 21 de Agosto de 2024, 13:01 - A | A

21 de Agosto de 2024, 13h:01 - A | A

RADAR NEWS / LEI "SEXISTA"

VÍDEO: Falta de quórum na AL impede votação de resolução contra lei restritiva a enfermeiros em MT

Da Redação
Única News



A falta de quórum na Sessão Ordinária desta quarta-feira (21) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) adiou a votação do Projeto de Resolução 1346/2024, proposto pelo deputado estadual Dr. João (MDB) e que visa a derrubada da Lei Estadual 12.542, que restringe os atendimentos de enfermeiros a pacientes do mesmo sexo em unidades de saúde de todo o estado.

Para que a votação ocorresse, um mínimo de 12 dos 24 parlamentares da casa deveria estar no Plenário. Contudo, apenas oito deputados estavam presentes, forçando adiar a votação, que deve entrar na pauta apenas na próxima quarta-feira (28).

Além dos oito parlamentares, um grupo de Enfermeiros foi até a AL para manifestar contra a Lei 12.542, de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende (UB), que acabou 'passando batida' entre as discussões da Casa de Leis e foi sancionada pelo Governo do Estado.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

Ocorre que o artigo 1º da Lei 12.542 estabelece que os cuidados íntimos com os pacientes em hospitais e postos de saúde, como banhos, trocas de fraldas e/ou roupas, bem como auxílio para usar o banheiro, quando solicitado pelo paciente, serão realizados exclusivamente por profissionais de Enfermagem do mesmo sexo.

Vale lembrar que, segundo levantamento feito em 2022 pelo Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) dos quase 35 mil profissionais de enfermagem inscritos na entidade, pouco mais de 30 mil são mulheres, enquanto 50,3% da população de MT é composta por homens, de acordo com o Censo de 2022.

Assim, a restrição proposta pela Lei causaria uma disparidade no atendimento entre homens e mulheres.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia