Thamires Lima - Jornal o Norte
O mundo ganhou mais uma forma de contribuir com a sustentabilidade. A rota criada de acordo com os painéis solares vão gerar energia suficiente para fornecer iluminação de rua para 3.400 moradores da vila. A estrada possui 2.800 metros quadrados e irá auxiliar pessoas que vivem no pequeno vilarejo.
De acordo com o site The Gardian, o projeto custou cerca de R$17 milhões e ficou com a responsabilidade da empresa Watteway. O objetivo da empresa é que o projeto possa alcançar um milhão de quilômetros de rodovias públicas existentes da França.
Os painéis foram feitos com resina de camada fina de silicone. O revestimento se torna resistente para sustentar a circulação de mais de dois mil carros que circulam todos os dias no local.
A inovação serviu tanto de elogios por apostar em questões renováveis, tanto de críticas pelo local ser baixo e plano e não ficar em superfícieis altas e curvas, que tornam o painel solar mais efetivo. O governo da França deu um período de dois anos para testes, ficando em avaliação se vale a pena replicar o projeto nos outros locais.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!