Revista Quem
Única News
Beyoncé, de 42 anos de idade, e a rapper Big Freedia estão sendo processadas por um grupo de Nova Orleans, nos Estaods Unidos, por suposta “violação intencional de direitos autorais, práticas comerciais desleais e enriquecimento sem causa” pelo hit Break My Soul, de 2022.
De acordo com documentos judiciais obtidos pela People, o grupo Da Showstoppaz, de Nova Orleans, afirma que Big Freedia, e posteriormente Beyoncé, pegaram a frase “Release a Wiggle” da música de mesmo nome do grupo de 2002 sem permissão ou crédito por Break My Soul e a música Explode, de Big Freedia, de 2014.
De acordo com documentos judiciais, “o uso das palavras, melodia e arranjo musical reais de Release a Wiggle foram deliberadamente feitos por Big Freedia na gravação de Explode, que posteriormente foi fortemente sampleado pela Sra. gravação de Break My Soul”. O processo foi aberto em Louisiana.
O processo também alega que nenhum crédito foi dado ao Da Showstoppaz – que é composto por Tessa Avie, Keva Bourgeois, Henri Braggs e Brian Clark – em meio ao sucesso: “Os réus não reconheceram sua contribuição, não obtiveram permissão para usar suas letras, melodias e arranjos musicais protegidos por direitos autorais, nem forneceram compensação ao Da Showstoppaz”.
Showstoppaz entrou com a ação por “tomada deliberada de seu trabalho” e pede que “os réus sejam obrigados a comprovar os lucros ilícitos atribuíveis à sua infração, e cessar e desistir do uso continuado não autorizado de seus trabalhos, fornecer crédito e direitos de compensação , bens e interesses.”
Beyoncé fez um sample da música Explode de Big Freedia em Break My Soul, o primeiro single de seu álbum Renaissance. Break My Soul recebeu quatro indicações ao Grammy, ganhando o prêmio de melhor gravação dance/eletrônica em 2023.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!