Única News
Da Redação
O Secretário de Comunicação da Câmara Municipal de Cuiabá, Luiz Gonzaga Neto, não é mais o responsável pela pasta. Em um pronunciamento incisivo feito no plenário na manhã desta quinta-feira (3), Gonzaga anunciou sua saída imediata e expôs, sem rodeios, o que o levou a deixar o cargo: a dificuldade em lidar com um "ambiente hostil" e uma "minoria barulhenta" dentro da Casa.
Com um tom de desabafo, Gonzaga afirmou ter "o coração leve", mas indicou ter feito o máximo "com as condições que tinha à disposição". Ele detalhou a falta de orçamento para a mídia, explicando que "a gestão anterior da Mesa Diretora cancelou a licitação que estava em andamento", e embora a atual gestão tenha destravado o processo com 11 agências entregando propostas, a realidade financeira era um entrave.
O principal ponto de sua fala, no entanto, foi a frustração com o comportamento interno. "O problema é que, para se posicionar, tem gente aqui, uma minoria, que não se importa com a verdade", declarou.
Gonzaga revelou que sua missão de "tentar mudar a imagem que esta Casa tem perante a sociedade" foi comprometida. "Honestamente, eu perdi a vontade de tentar colaborar, de tentar contribuir com quem não quer ajuda. Pior, quem acha que nem precisa", disparou.
Ele prosseguiu com críticas diretas: "Cansei de ter que lidar com gente que falta com a verdade, que é capaz de qualquer coisa em benefício próprio, não importa se isso vai atingir outras pessoas, e faz isso mesmo sobre uma proteção divina ou sobre a transparência de um vidro." Gonzaga enfatizou que "o problema não vem de fora, vem de dentro para fora", e que essa "minoria barulhenta" atua "não só do ponto de vista literal, com gritaria, mas também barulhenta no silêncio das conspirações".
Apesar do pedido inicial da presidente Paula Calil para que ele permanecesse até o fim de julho, Gonzaga reconsiderou. "Aceitei de pronto, presidente, mas depois de refletir em casa, cheguei à conclusão de que não é viável", finalizou, pedindo a imediata publicação de sua exoneração.
O que disse a presidente
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereadora Paula Calil, comentou na quarta-feira (2) sobre a saída do secretário de Comunicação da Casa, Luiz Gonzaga Neto, e lamentou a decisão, que, segundo ele, foi motivada por um "ambiente hostil" no parlamento.
Paula disse que leu um comunicado feito pelo jornalista e expressou ter "muita pena" da saída, que considera ter desempenhado um "excelente trabalho".
"Eu lamento muito. Em um processo há divergências. Eu, como presidente, sempre procuro conciliar, amenizar, ter um clima harmônico, mas o secretário não se sentiu confortável e falou da questão de sair pelo ambiente. Eu tentei, mas ele está em uma situação desconfortável, se sentiu desconfortável com o ambiente" declarou a presidente.
A presidente afirmou não saber a quem Gonzaga se referiu com suas "frases enigmáticas" sobre "condutas internas que não condizem com o que o ser humano espera".
Diante da urgência de preencher um cargo estratégico que "cuida da imagem da Câmara, da imagem dos vereadores e dá transparência aos trabalhos da Casa", Paula Calil garantiu que não agirá com precipitação.
"Eu vou avaliar muito bem os próximos currículos que virem. Você pode ter certeza, que eu não vou tomar nenhuma uma decisão rápida, eu vou avaliar muito bem porque a Secretaria de Comunicação é muito importante para a Câmara", pontuou.
Ela disse que agora busca um perfil "técnico, jornalístico, que dê transparência nessa nova roupagem".
Confira na íntegra do discurso de Gonzaga:
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3