Mariana Rodrigues
UOL São Paulo
Durante a campanha presidencial, o então candidato Donald Trump, agora eleito presidente dos Estados Unidos, anunciou medidas protecionistas para a economia americana. Na proposta de campanha, ele falou em tarifar em 60% os produtos importados da China, e de 10 a 20% os de outras regiões.
Para especialistas, os impactos das medidas para o Brasil ainda não são claros, mas a indústria brasileira poderia ser a principal afetada, por ter os Estados Unidos como grande mercado e uma das saídas é a busca por novos parceiros comerciais.
"Considerando que os Estados Unidos é hoje o centro do capitalismo global, é o país que emite o dólar, então ele tem um potencial de definir a liquidez internacional, cada medida, cada decisão, acaba impactando todos os outros países, inclusive as relações dos países que não passam diretamente pelos Estados Unidos", afirmou o especialista em economia política Euzébio de Sousa, professor da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo).
Sousa lembrou que, recentemente, os Estados Unidos taxaram em 100% os carros elétricos chineses e em 50% os painéis fotovoltaicos da China, o que também afeta o comércio internacional.
Por outro lado, em outubro deste ano a China já havia anunciado um pacote de medidas para reanimar a economia do país, tendo em vista que a meta de crescimento de 5% para este ano pode não ser alcançada. O governo chinês se comprometeu a aumentar os gastos, o que não mudou a projeção de crescimento divulgada pelo FMI para o país, em 4,8% ao ano para 2024 e 4,5% ao ano para 2025.
EUA são o quarto mercado das exportações brasileiras
Estados Unidos é um mercado importante para o Brasil. De acordo com dados de outubro deste ano, da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento), os Estados Unidos foram o terceiro mercado de exportações brasileiro, com crescimento em 2024, na comparação com o ano passado. Nos primeiros lugares estão a Ásia, China e Europa. Os Estados Unidos são o principal mercado para o Brasil no caso de bens industriais. Já a China é o principal mercado importador de carne brasileira.
CLIQUE AQUI e continue lendo
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!