Cuiabá, 07 de Maio de 2024

CIDADES Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021, 08:42 - A | A

22 de Novembro de 2021, 08h:42 - A | A

CIDADES / SAÚDE MENTAL

Escritor apresenta segunda edição do talk show "Tenho Depressão. E agora?" em Cuiabá

Programação está focada nas novas tecnologias, tratamentos e formas de abordagem e acolhimento

Única News
Da Redação



A segunda edição do Talk Show “Tenho Depressão. E agora?” será realizada na próxima terça-feira (23), no Cine Teatro Cuiabá. O evento discutirá saúde mental a partir de três dimensões - corpo, mente e espírito -, e terá contribuição de profissionais multidisciplinares para cumprir esta tarefa. O encontro começa às 19h e acaba às 22h. O valor do ingresso é R$ 49,90 e dá direito ao livro “Tenho Depressão. E agora?”, de Alan Barros.

Também haverá possibilidade das pessoas solicitarem o ingresso social autodeclarado. Quem não tem condições financeiras de pagar pode recorrer a este recurso, que não conta com a necessidade de apresentação de nenhum documento. Vale apenas a honestidade do participante.

Do total arrecadado, uma parte será doado a Lírios – Organização da Sociedade Civil de Apoio Psicossocial Gratuito às Mulheres em Situação de Violência. O organizador do evento e palestrante, Alan Barros, explica que o objetivo principal não é obter lucros e sim criar um ambiente de partilha, onde todos possam trocar experiências, conhecimento e informações.

Este é o segundo evento deste modelo organizado por Barros. O primeiro foi em junho de 2017, meses antes dele lançar o livro. Naquela ocasião, foram trabalhados os temas depressão, ansiedade, suicídio, superação, autoamor e autoconhecimentos em uma esfera conceitual. A programação estava focada em levar a compreensão do que é saúde mental e seus termos.

Agora, neste evento, o objetivo é galgar mais um degrau dentro da discussão. Trabalhar com as novas pesquisas publicadas sobre o tema e suicidologia, dificuldades trazidas pela pandemia do covid-19, os tratamentos e as melhores maneiras de se fazer o acolhimento de forma segura.

A programação

A abertura do evento será com uma palestra de Alan Barros. Ele sentiu na pele os danos que uma saúde mental frágil pode causar e chegou à beira de uma atitude extrema, que serviu de ignição para uma trajetória de estudos, tratamentos e autoconhecimento.

No decorrer de 20 anos, ele estruturou um grande arcabouço de informações, histórias e experiências que o levaram a superação daquele momento e a necessidade de compartilhar todo aprendizado desse percurso de forma acessível.

Parte da experiência está descrita no livro, que as pessoas irão receber ao pagar o ingresso. Vale lembrar que desde o lançamento da publicação, em 2017, novos estudos, novas reflexões e tecnologias fizeram com que alguns sentidos fossem ressignificados. E, essas atualizações estão na programação.

Logo em seguida, será a vez dos convidados. Barros explica que a mente do ser humano é algo vasto e que para chegarmos perto do entendimento precisamos de diferentes lentes, que juntas constroem um entendimento multidimensional. Respeitando essa complexidade, ele convidou um time de especialistas de diversas áreas. Pessoas de renome no mercado e que poderão auxiliar os participantes no processo de conhecimento e autoconhecimento.

No palco estarão a psicóloga Flávia Haddad, o médico psiquiatra Manoel Vicente, a terapeuta integrativa Emanuelle Cálgaro e a especialista em comportamento digital Maria Augusta Ribeiro.

Após as falas, o espaço será aberto para perguntas e respostas e o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam à vontade para apresentar as dúvidas sem ressalvar, censuras ou julgamentos.

Serviço:

O que: 2º Talk Show “Tenho Depressão. E agora?”
Quando: terça-feira (23)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Valor do ingresso: R$ 49,90 (com direito ao livro “Tenho Depressão. E agora?”) - compre aqui

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto: Reprodução/Assessoria

Foto: Reprodução/Assessoria

Foto: Reprodução/Assessoria

Comente esta notícia