Cuiabá, 28 de Maio de 2024

GERAL Domingo, 14 de Março de 2021, 09:50 - A | A

14 de Março de 2021, 09h:50 - A | A

GERAL / DEPRESSÃO NÃO É MIMIMI

‘Além da explosão de mortes, clima de covid traz muito sofrimento emocional’, diz psicóloga

Keka Werneck
Única News



Além da explosão de mortes, a covid-19 está provocando outro fenômeno, que é a depressão em massa. Além do luto geral diante de tantas mortes, as restrições da pandemia, que impedem o amplo convívio social, agravam o adoecimento mental.

Antes que alguém possa minimizar o problema, a psicóloga especialista em comportamento humano Larissa Slhessarenko, da clínica Vida Diagnostico e Saúde em Várzea Grande, afirma que a questão é grave e não uma brincadeira.

“Depressão não é mimimi, pelo amor de Deus, não é qualquer tristeza, é algo profundo, é doença e, quando chega ao ponto de alguém expressar essa dor publicamente, é porque já não está aguentando mais”.

A psicóloga se refere à postagem do humorista youtuber Whindersson Nunes, de 26 anos, que repercutiu muito essa semana. “Eu sou um lixo”, disse ele na rede. Rapidamente, recebeu milhares de apoios de celebridades e fãs, amigos e parentes, tentando ajudá-lo.

O humorista disse que já tinha depressão, devido à pressão de ser jovem, famoso e rico, e no confinamento a situação piorou.

A mensagem dele, segundo Larissa, é um aviso. Ela afirma que, sim, as pessoas em depressão dão recados, soltam pedidos de socorro, às vezes subliminares, outras vezes mais escrachados. Alguns desses avisos apontam para um desfecho de morte.

“A pessoa está se expondo, mostrando sua vulnerabilidade, é um ato de coragem e também de dor, precisa acolher, encaminhar ao psicólogo, ao médico, hoje em dia a Medicina evoluiu muito, há bons medicamentos que podem ajudar. Já há um entendimento de que não somos somente corpo, mas sim corpo, mente e espírito e isso não tem nada a ver com religião e sim com espiritualidade”, opina a especialista.

Segundo ela, a pandemia deixa no ar, além deste vírus super perigoso, uma série de gatilhos, ou seja, motivos de disparo de tristezas, sendo que, quando o sentimento sai do controle, denomina-se depressão.

Formas de lidar com isso, mesmo em isolamento social, é fazer terapia online, buscar ajuda com amigos e parentes e também terapias complementares, como atividade física, ioga, estudar religião, cuidar de plantas, brincar com animais, etc. “Veja o que você gosta e faça”, ensina Larissa.

Ela também dá uma outra dica filosófica. “Para exercitar a gratidão, todos os dias é importante agradecer três coisas”. Assim, é possível enxergar, que, apesar do caos, há sempre motivos para agradecer.

Se você é alguém que está recebendo um pedido de ajuda de alguém deprimido e não sabe o que dizer, não tem problema. “Diga sinceramente que não sabe o que fazer, mas que vão buscar uma saída juntos, que você está ali para ajudar e isso é o suficiente”.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia

Leticia 25/03/2021

Larissa é uma Excelente profissional de alto gabarito com uma sensibilidade inigualável. Gostei muitíssimo da Matéria direta e perfeita em todas as colocações sobre a depressão que milhares de pessoas estão vivendo nesse momento.

1 comentários

1 de 1