Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 24 de Julho de 2017, 12:42 - A | A

24 de Julho de 2017, 12h:42 - A | A

POLÍTICA / AINDA SOB ANÁLISE

Prefeitura deve licitar transporte coletivo em 2018 em Cuiabá

Da Redação



(Foto: Reprodução/Web)

onibus 1.jpg

 

Documento com previsão para a abertura de edital para a contratação de uma empresa que deverá 'tocar' o transporte coletivo na capital, chega nos próximos dias nas mãos do prefeito de Cuiabá, o peemedebista, Emanuel Pinheiro, para análise. Em seguida, deverá ser enviado ao tribunal de contas do Estado.

 

Consta no relatório a defesa de que a finalização da licitação dos transportes seja em 2018, mesmo que os atuais contratos tenham prazo final para 2019. Prevê ainda, a criação de cerca de 800 abrigos nos atuais 2.200 pontos de ônibus.

 

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) concluiu o relatório do plano de metas solicitado pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), que havia solicitado melhorias no setor do transporte coletivo. 

 

De acordo com o secretário da pasta, Antenor Figueiredo todos os questionamentos feitos pelo TCE foram prontamente respondidos. E consta no documento a proposta de licitação de todo sistema dos transportes coletivos.

 

O documento prevê a abertura de edital para a contratação de uma empresa, que vai montar o processo licitatório e realizar o estudo de revitalização das linhas antigas e criar novos itinerários, além do gerenciamento dos bilhetes eletrônicos, que poderão ser feitos pela prefeitura municipal e fiscalizados pela Semob.

 

 “Ainda em 2017, a Semob vai finalizar os estudos para verificar os problemas nas principais linhas de ônibus que estão atuando em Cuiabá. O último estudo está defasado e foi feito há vinte anos. Cuiabá cresceu”, argumentou Antenor.

 

Atualmente, a bilhetagem eletrônica é gerenciada pela Associação Municipal Transportes Urbanos (AMTU). “Estamos acatando algumas orientações do TCE e propondo novos mecanismos que possam melhorar o sistema pela prefeitura ou Semob”, disse.

 

Segundo secretário, as novas medidas devem ser efetuadas gradativamente com a conclusão de um novo modelo de licitação. “Semob está trabalhando de até o ano que vem finalizar esse processo licitatório e atendermos as demandas que a população usuária do transporte necessita”, afirmou Antenor.

 

Os transportes alternativos ou micro-ônibus, também foram considerados dentro do processo de licitação. No próximo mês, a Semob prepara o lançamento de edital para contratação de empresas interessadas na exploração de publicidade dos abrigos de ônibus.

 

A prefeitura propôs uma parceria com empresas que já atuam na manutenção dos abrigos. Elas vão explorar os espaços com publicidades divididos em lotes do centro e nos bairros, com a Semob fazendo a fiscalização.

 

 “As atuais empresas podem construir os novos abrigos de ônibus e a Semob terá uma equipe especifica para fiscalizar as empresas que vão cuidar dos abrigos. Os passageiros terão mais qualidade e conforto”, afirmou. 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia