Opinião e Notícias
(Foto: Reprodução)

Pela primeira vez na história, cientistas chineses conseguiram clonar com sucesso macacos. O nascimento dos animais, que foram criados com o mesmo método da famosa ovelha Dolly, foi anunciado pela revista científica Cell, na última quarta-feira, 24. A experiência foi realizada no Instituto de Neurociências da Academia Chinesa de Ciências, em Xangai, que espera anunciar novas clonagens em breve.
Batizados de Zhong Zhong e Hua Hua, os macacos estão com oito e seis semanas de vida, respectivamente, e são alimentados através de mamadeiras. O desenvolvimento de ambos vêm sendo considerado normal. Os primatas foram os primeiros a serem clonados com sucesso a partir de uma célula não embrionária, por meio de transferência nuclear de células somáticas.
Essa técnica permite criar um organismo geneticamente idêntico ao clonado. O núcleo da célula do doador é implantado em um óvulo sem núcleo. O óvulo com material genético, por sua vez, é fertilizado e reimplantado ao útero do animal que vai gerar o embrião.
“Humanos são primatas. Assim, para a clonagem de espécies primatas, incluindo humanos, a barreira técnica foi quebrada. Quebramos essa barreira, pois essa produção de animais é útil para a medicina e para a saúde humana. Não há a intenção de aplicarmos esse método em humanos”, explicou o pesquisador Muming Poo, que participou do estudo.
Para justificar os benefícios das clonagens, os cientistas explicam que a multiplicação dos animais pode ajudar no estudo de diferentes doenças, desde câncer até distúrbios metabólicos. Além disso, os pesquisadores acreditam que os novos animais podem também testar a eficácia de medicamentos para essas patologias.
Mais de 20 espécies de animais foram reproduzidas desde o nascimento do primeiro mamífero a ser clonado, a ovelha Dolly, em 1996, na Escócia. Porém, nunca havia funcionado com primatas, que morriam horas após o nascimento.
Através de moduladores, os cientistas chineses conseguiram ativar e desativar genes, inibindo o crescimento embrionário. No entanto, Zhong Zhong e Hua Hua foram reproduzidos a partir de uma célula em estado embrionário, o fibroblasto, enquanto a ovelha Dolly foi clonada a partir do DNA de células diferenciadoras de uma espécie adulta.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3