Aline Almeida
Única News
Empresa Âmbar Energia, responsável pelo gasoduto Brasil/Bolívia, confirmou que está finalizando os reparos nas estruturas danificadas com a explosão registrada no dia 30 de janeiro, no trecho da cidade de Nossa Senhora do Livramento (39 km de Cuiabá). A empresa garantiu que, com os reparos finalizados, o abastecimento volta à normalidade na segunda-feira (8). A previsão é de que o laudo sobre as causas do acidente fique pronto em 30 dias.
Análise preliminar da Gerência de Perícias de Meio Ambiente e Engenharia Legal da Politec apontou que a explosão no gasoduto originou em um buraco de 200 metros quadrados. “Exames preliminares de local identificaram uma explosão intensa, cujo epicentro e áreas mediatas abriram uma cratera com cerca 20 x 10m de abertura e a profundidade no epicentro atingiu pouco mais de cinco metros”, informou a Politec.
Em território brasileiro, o gasoduto passa pelos municípios de Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Várzea Grande e Cuiabá. No total, o gasoduto Mato Grosso tem 645 quilômetros de extensão, sendo 362 quilômetros em território boliviano e 283 quilômetros em território brasileiro.
Explosão
Vídeos registrados por internautas mostraram as chamas causadas pela explosão no gasoduto, na manhã de sábado (30), na entrada de Nossa Senhora do Livramento. A pista precisou ser interditada por conta do acidente. A explosão resultou em ferimentos leves em duas mulheres, que foram atingidas por pedras.
A empresa responsável pelo gasoduto esteve nesta quinta-feira (4), em reunião remota, com a Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Participaram ainda representantes Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso, Secretaria da Indústria, Comércio, Minas e Energia, MT Gás, e da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).
Presidente da Comissão, deputado Carlos Avallone (PSDB) confirmou ao Única News que a empresa deu prazos. No entanto, ele reforça que a Âmbar Energia precisa esclarecer aos mato-grossenses as garantias e segurança para que o problema não aconteça novamente.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!