09 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quinta-feira, 18 de Julho de 2024, 17:26 - A | A

18 de Julho de 2024, 17h:26 - A | A

CIDADES / HERÓIS DE FARDA

Bebê de 10 meses é salvo por bombeiros após se engasgar com pedra em Sorriso

Instrução passada aos pais da criança via telefone foi crucial para salvar a vida da vítima.

Ari Miranda
Única News



Uma criança de apenas 10 meses foi salva por uma equipe do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira (17), após se engasgar com uma pedra, em uma residência no bairro Novos Campos, em Sorriso (a 420Km de Cuiabá).

Em conversa com a imprensa, o sargento-bombeiro Thalmir Ferreira disse que, assim que a equipe recebeu a ocorrência, uma orientação inicial já foi dada aos pais da criança pelo telefone sobre como iniciar o desengasgo, através do movimento conhecido como “manobra de Heimlich” e que foi crucial para salvar a vida do bebê.

“Simultaneamente, já foi passada a situação para nossa viatura que já estava na rua, inclusive estávamos com uma aproximadamente 4 ou 5 quadras do local e a viatura se deslocou imediatamente. Chegando ‘in loco’, a criança não estava mais engasgada, já estava respirando bem, porém a mãe não sabia informar se a criança tinha expelido a suposta pedra ou se ela teria engolido”, destacou o bombeiro.

No local tinha a presença de bastante saliva no chão com um pouco de sangue também e, então considerando a natureza da ocorrência, a falta de informação exata se a criança tinha engolido, a presença do sangue e a criança também estava um pouquinho inchada no peito, como se tivesse começando ali um processo gripal”, completou.

Devido ao fato de não saberem se a pedra foi expelida ou não, o bebê foi encaminhado pela viatura dos Bombeiros ao Hospital Regional de Sinop, onde passou por exames.

Não foi informado o estado de saúde da criança ou se ela permaneceu internada na unidade.

(Foto: Reprodução/Internet)

DESENGASGO.jpg

Manobra de Heimlich.

MEU BEBÊ ENGASGOU. O QUE FAZER?

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Em seguida, vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Em crianças de 2 anos ou mais, posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). Enquanto isso, a outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Os procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia