23 de Maio de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quinta-feira, 22 de Maio de 2025, 17:02 - A | A

22 de Maio de 2025, 17h:02 - A | A

CIDADES / ATO DE PROTESTO

Cuiabá integra lista de clubes que vão boicotar eleição da CBF; entenda

O “boicote” ao pleito previsto para acontecer neste domingo (25) é um protesto por discordarem do processo eleitoral

Christinny dos Santos
Única News



O Cuiabá entre os 20 clubes da Série A e B que decidiram não votar na eleição da entidade máxima do futebol no país, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O “boicote” ao pleito previsto para acontecer neste domingo (25) é um protesto por discordarem do processo, pedindo por “democracia, transparência e representatividade”.

Em nota, os clubes afirmaram que seus representantes não comparecerão à eleição por discordarem do processo vigente, que dá mais poder as federações. Eles esperam se reunir com a nova gestão, já a partir da próxima semana, para debater formas de mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes.

Seguindo as regras da CBF, os candidatos a presidência da entidade e também seus vices precisam ter apoio de, no mínimo, oito federações de futebol e cinco clubes para estarem aptos a concorrer as eleições.

Logo após o afastamento de Ednaldo Rodrigues, determinado pela Justiça, a entidade informou a data da nova eleição para presidência. Com isso, o atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, registrou sua chapa e obteve apoio de 25 das 27 federações, inviabilizando a candidatura de outros concorrentes.

Outro pretendente era Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. Quando lançou sua candidatura, ele obteve apoio de 32 clubes, mas já não era suficiente para concorrer, visto que só tinha o apoio da própria federação e da Federação Matogrossense de Futebol (FMFMT).

Embora tenha menor apoio em número de clubes, a eleição de Xaud é certa, visto que tem apoio quase unanime das federações, cujo voto tem peso 3.

Atualmente o quadro de clube nas eleições está da seguinte forma:

Dez clubes apoiam Samir Xaud: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

Nove estavam no movimento com Reinaldo, da federação de São Paulo, que não conseguiu montar a chapa. São eles: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória.

E apenas um está neutro: Athletic (MG).

Os vinte clubes que não votarão em protesto são: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.

Veja abaixo a íntegra da nota de protesto

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia