Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 29 de Abril de 2020, 10:16 - A | A

29 de Abril de 2020, 10h:16 - A | A

CIDADES / CULTURA POPULAR

Grupo Flor Ribeirinha prepara novo espetáculo e adianta o ingresso solidário

Com Assessoria
Única News



‘Raízes Ribeirinhas’ é o novo espetáculo do grupo Flor Ribeirinha, a ser realizado no Quintal da Domingas, na tradicional comunidade de São Gonçalo Beira Rio, no mês de setembro, mas o grupo já antecipa a venda dos ingressos com a solidariedade do público.
Conforme a fundadora e presidente da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, mesmo em período de enfrentamento da pandemia do Coronavirus, o grupo continua trabalhando com muita dedicação na construção do novo espetáculo, mas seguindo as recomendações do isolamento social.


O espetáculo Raízes Ribeirinhas, celebra a ancestralidade do povo cuiabano. Segundo ela, o objetivo é mostrar a identidade e o berço das raízes culturais da comunidade de São Gonçalo Beira Rio, que mantém a sua essência e originalidade da cultura. “Sempre trabalhamos de forma incansável neste processo de resgate e manutenção da nossa cultura popular”, disse.


O coreógrafo e diretor artístico e do grupo Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, explica que a preparação do espetáculo vem acontecendo dentro das possibilidades do isolamento. Toda equipe está empenhada na construção do espetáculo, a exemplo dos dançarinos que estão conhecendo o roteiro dos espetáculos e os movimentos coreográficos para os ensaios coletivos serem feitos após o processo de isolamento. Os músicos também já estão adiantando o material para os ensaios”, disse ele. Avinner frisou que esta foi a forma encontrada de viabilizar a continuidade do grupo que se dedica à manutenção, proteção e difusão da cultura popular, representando Mato Grosso e o Brasil em outros continentes.


Jeferson Guimarães, diretor Administrativo do grupo destaca que o espetáculo vem sendo construído em um momento muito importante de transformação da sociedade. “Este momento mostra que a gente precisa resignificar as coisas que a gente tem feito, os trabalhos e a maneira de levar a informação, a cultura e arte para as pessoas”, argumentou. Dentro deste contexto é preciso também renovar a forma de tratar os protagonistas da cultura popular em Cuiabá e Mato Grosso.


Na sua opinião, as pessoas de São Gonçalo Beira Rio, são os protagonistas de uma história ribeirinha que carrega uma herança e tradição, além de uma ancestralidade cheia de informação e de coisas boas, de maneira que podem contribuir muito para a melhoria na sociedade cuiabana e matogrossense. Porém estas pessoas, segundo ele, não tem ocupado o lugar de protagonismo durante todo o tempo na história. “Muitas pessoas de fora olham esta cultura que existe ali naquela região de São Gonçalo Beira Rio e não dão este protagonismo merecido. O espetáculo vem ser de maneira especial, algo muito importante para a nossa cultura e para estas pessoas que são de suma importância para a nossa história e para a nossa ancestralidade” observou Jeferson.

(Foto: Reprodução)

flor ribeirinha

 


Os ingressos antecipados para o espetáculo, são vendidos pelos integrantes do grupo Flor Ribeirinha. O valor arrecadado será destinado ao custeio das despesas do grupo e revertido em auxílio e alimentação para os integrantes em maior vulnerabilidade. Com a renda, será possível financiar as ações e projetos do grupo pelos próximos meses.


O ingresso antecipado será no valor de R$ 20 e pode ser adquirido por meio de depósito e transferência através do Banco do Brasil: Agência: 3.325-1 Conta Corrente: 131703-2
CNPJ: 10.908.256.0001-55. O comprovante deve ser enviado posteriormente pelo whatsApp (65) 99204.8404

Saiba mais sobre o espetáculo Raízes Ribeirinhas


A ideia central do espetáculo é dançar a comunidade e as suas personagens da cultura popular, trazendo nossas origens nos rituais do povo bororo, passando pela influência afro-brasileira e de outros povos imigrantes, como os europeus e os paraguaios.
O trabalho coloca em cena as tradições cuiabanas já vividas pelo grupo, tendo como cerne as vozes, os gestos e rituais dos povos indígenas, latino-americanos, afro-brasileiros e europeus.


O espetáculo pretende resgatar a sabedoria dos mestres da cultura popular, preservadas na oralidade, e o respeito à natureza, através de seus elementos. O fogo, que aquece e alimenta, a terra e as águas do rio Coxipó, que fornecem o peixe e o barro, principais fontes de renda de São Gonçalo Beira Rio, eixo do enredo que se desenvolve em dança, música e religiosidade.


O espetáculo Raízes Ribeirinhas também apresenta recortes da história que se passa em Mato Grosso, como a Guerra do Paraguai. O episódio trouxe a região, elementos musicais para o surgimento do rasqueado, uma fusão do siriri cuiabano e da polca paraguaia.


“Queremos mostrar também a cultura cuiabana, que é miscigenada, tem nuances de várias tradições culturais. É nesse multiculturalismo brasileiro que nossa identidade se expressa nas crenças, na pesca, na cerâmica, nas lendas, no linguajar, na culinária, no contato com o rio e no orgulho de ser ribeirinho”, assinalou o coreógrafo Avinner Augusto.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia