Wellyngton Souza / Única News
(Foto: Reprodução)

Circula nas redes sociais um vídeo em que mostra pacientes no setor de Pronto Atendimento do Hospital e Maternidade São Matheus, em Cuiabá, reclamando do atendimento no local, após uma mulher ter desmaiado enquanto aguardava atendimento médico.
Uma mulher aparece exaltada exigindo a presença imediata de um médico para atender a paciente que está caída ao chão. "Dá para algum médico vir logo?! Chama um médico aqui. Não é possível que nenhum médico vem aqui. Faz horas que estamos chamando aqui", ressalta.
Aparentemente a mesma mulher que comenta no vídeo, afirma que irá acionar o hospital com medida judicial, alegando que todas as vezes que chega na unidade sempre se 'depara com a situação'. "Eu já tirei foto e vou entrar com processo contra o São Matheus porque todo o mês eu pago certinho", ressalta comentando ainda sobre o atendimento.
O caso ocorreu na noite desta segunda (29), na unidade de saúde. Por meio de nota, o hospital afirmou que atendeu a paciente dentro dos padrões exigidos pelo Protocolo Internacional de Manchester. A mulher que não teve o nome divulgado, deu entrada no hospital andando por volta das 20 horas e recebeu a classificação de risco de saúde às 20h31.
Ainda de acordo com a nota, ela recebeu pulseira amarela - que significa pouco urgente, por apresentar dor de cabeça sem alterações de sinais vitais o que, segundo a nota, não é classificado como quadro grave de acordo com o hospital.
"A paciente então como outros pacientes menos graves aguardou o atendimento quando aparentemente teve um desmaio e foi socorrida por enfermeira e maqueiros imediatamente encaminhada para o Box e atendida pelo médico. Após ser atendida pelo médico, a paciente foi embora andando e com atestado médico", diz trecho da nota.
Confira o vídeo e a nota na íntegra:
"O Hospital e Maternidade São Mateus vem a público esclarecer o vídeo publicado na página do Facebook ‘Aonde Não Ir’ referente a um atendimento ocorrido na noite desta segunda-feira(29) em sua unidade.
1- A paciente deu entrada andando às 20h09 e recebeu a classificação de risco de saúde às 20h31 onde, conforme o Protocolo Internacional de Manchester da cor AMARELA que significa POUCO URGENTE que permite que o atendimento seja feito por até 120 minutos. Ela foi atendida 1h50 após sua entrada.
2- Ao passar pela triagem com um profissional enfermeiro foi constatado um quadro de CEFALÉIA, ou seja, dor de cabeça sem alterações de sinais vitais. O que não é classificado como quadro grave.
3- A paciente então como outros pacientes menos graves aguardou o atendimento quando aparentemente teve um desmaio e foi socorrida por enfermeira e maqueiros imediatamente encaminhada para o Box e atendida pelo médico.
4- Após ser atendida pelo médico, a paciente foi embora andando e com atestado médico.
Portanto o Hospital esclarece que prestou todo o atendimento necessário e seguiu todos os protocolos de pronto-atendimento dos grandes centros no mundo".
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3