Claryssa Amorim
Reprodução / Internet
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emite alerta de umidade do ar e temperatura quente, nesta terça-feira (14), em Cuiabá. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe, o dia nesta terça-feira deve ser o mais quente do ano, chegando a marcar 40º C.
Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia mais quente deste ano foi na temperatura de 38,4º C na última quarta-feira (8).
O Inpe explica que a umidade do ar baixa está associada com a massa de ar seca que está intensificando sobre o Centro-Oeste. Isto ocorre devido à recente passagem de ar frio de origem polar sobre a região.
Hoje, a umidade do ar poderá chegar a marcar na parte da tarde, 14%. Número este considerado baixo e prejudicial à saúde pelo Inpe/Cptec.
Rondonópolis não ficará para trás com o calor, chegando a marcar 39º C durante a tarde. Em Cáceres, os termômetros ficam iguais ao da capital, chegando aos 40º C.
Recomendações da Defesa Civil
- Procure manter o corpo sempre hidratado. Beba bastante água, mesmo sem sentir sede. Coma frutas ricas em líquidos, como melancia, melão e laranja.
- Redobre os cuidados com idosos e crianças, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente. E nada deixá-los aguardando no carro enquanto você resolve um problema. Nem por um minuto!
- Evite a prática de exercícios físicos entre 10h e 16h;
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Evite exposição ao sol especialmente entre as 14h e 16h, período em que a umidade do ar fica mais baixa. Sempre que possível, permaneça em locais protegidos do sol
- Coloque chapéus e óculos escuros para se proteger do sol;
- Evite banhos prolongados com água quente e o uso excessivo de sabonete, para não eliminar a oleosidade natural da pele;
- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo;
- Evite comidas com muito sal ou muito condimentada. Procure fazer refeições leves;
- Evite aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar condicionado. Lembre-se que o ressecamento das mucosas aumenta o risco de infecções das vias aéreas;
- Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!