Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quarta-feira, 16 de Setembro de 2020, 08:07 - A | A

16 de Setembro de 2020, 08h:07 - A | A

CIDADES / NESTA SEXTA-FEIRA, 18

MT Hemocentro promove evento online para incentivar doação de medula óssea

Única News
com Assessoria



A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do MT Hemocentro, realiza nesta sexta-feira (18), das 9h às 19h, a 1ª Jornada sobre Doação de Medula Óssea. O evento será virtual e transmitido ao vivo por meio do canal no Youtube da Educação Permanente. 

A atividade faz alusão ao Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea, celebrado no terceiro sábado de setembro, ou seja, dia 19, este ano. “A doação de medula é importante para ajudar pacientes que tem leucemia, aplasia de medula, alguns tipos de câncer, de linfoma e de anemia, e ocorre por compatibilidade genética. A compatibilidade familiar é de 25 a 30% (máximo) e a busca, pelo Redome Brasileiro, é de 1 em 100 mil e, no internacional, de 1 em 1 milhão”, destaca a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanella.

Com o lema “Doe Medula Óssea: Floresça Vidas”, a programação conta com esclarecimentos sobre os mitos e verdades que cercam o assunto, depoimentos de pacientes e familiares além da apresentação de um especialista em Medula Óssea na Doença Falciforme e médico do Serviço de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (SP), doutor Luiz Guilherme Darrigo Junior. 

Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

hemocentro

 

Dados de Mato Grosso

Conforme dados do Banco de Sangue Público, há 65.460 doadores de medula óssea cadastrados no estado. Desses, 2.565 ingressaram como doadores em 2019. A diretora explica que, devido a Pandemia pela Covid-19, em 2020 o número de novos doadores diminuiu. Até o momento, o Hemocentro contabiliza 730 novos cadastros neste ano.

Em 2019 ocorreram 20 compatibilidades com pacientes nacionais e 16 compatibilidades com pacientes internacionais. Das 36 compatibilidades, quatro doadores efetuaram a doação de medula óssea. Já em 2020, o Hemocentro obteve 11 compatibilidades nacionais e nove compatibilidades internacionais. Das 20 compatibilidades, dois doadores efetuaram a doação de medula óssea até o momento.

A medula óssea é constituída por um tecido esponjoso mole localizado no interior dos ossos longos. É nela que o organismo produz praticamente todas as células do sangue: glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Os principais beneficiados com o transplante são os pacientes com leucemia, linfomas e doenças autoimunes.

Como ser um dador de medula óssea

Interessados em ser um doador de medula óssea podem ir até o MT Hemocentro, situado na rua 13 de junho, número 1055, no Centro, em Cuiabá, e realizar o cadastro no banco de doadores do Redome. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30.

É necessário portar documento oficial com foto, estar saudável e ter entre 18 e 55 anos de idade para realizar o cadastro. A carteirinha de doador é impressa em papel sulfite no ato do cadastro, sendo o único documento de comprovação de cadastro emitido pelo Redome. 

Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (65) 3623-0044.

Serviço

O que: 1ª Jornada sobre Doação de Medula Óssea

Quando: Sexta-feira (18.09), das 9h às 19h.

Onde: No canal no Youtube da Educação Permanente

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia