Cuiabá, 05 de Maio de 2024

CIDADES Sábado, 28 de Maio de 2022, 15:44 - A | A

28 de Maio de 2022, 15h:44 - A | A

CIDADES / CASO GENIVALDO; VEJA VÍDEO

Ouvidor de MT assina junto com mais 5 estados ofício pedindo prisão de agentes da PRF

Marcella Magalhães
Única News



O ouvidor de Mato Grosso, Lúcio Andrade Hilário do Nascimento e mais cinco ouvidores dos estados de São Paulo, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará, integrantes do Fórum Nacional de Ouvidores de Polícia e Segurança Pública, se uniram na quinta-feira (26), solicitando a imediata prisão preventiva dos agentes da Polícia Rodoviária Federal responsáveis pela morte de Genivaldo Jesus Santos, de 38, asfixiado após uma viatura da corporação ser transformada em “câmara de gás” em Umbaúba, no interior do Sergipe.

A solicitação já foi enviada ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao Supremo Tribunal Federal, e também será remetida à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.   No documento, os postulantes reafirmam que as ações policiais devem estar amparadas pela legalidade, dentro de protocolos e técnicas. ‘Não há, nesse sentido, qualquer indicação conhecida, seja nacional ou internacional, do procedimento adotado No vídeo percebe-se se que o cidadão estava desarmado e fora contido previamente, sendo e levado à viatura, não se justificando o uso de bomba de gás naquele momento da abordagem, ou de qualquer outro agente químico, cujo uso é excepcional”, acrescentam.

A iniciativa é liderada pelo ouvidor das Polícias de São Paulo, Elizeu Soares Lopes, e conta com apoio dos ouvidores de Mato Grosso, Lúcio Andrade Hilário do Nascimento, do Pará, Maria Cristina Fonseca de Carvalho; de Pernambuco, Jost Paulo Reis e Silva; do Maranhão, Elivânia Estrela Aires; e do Rio Grande do Norte, Dimitri Sinedino Costa de Oliveira. (Com Informações CartaCapital)

O caso da morte de morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, no município de Umbaúba, no sul do estado de Sergipe, na quarta-feira (25), repercutiu na mídia nacional e internacional. Um vídeo mostra quando um dos agentes tenta imobilizar Genivaldo com as pernas no pescoço. No chão, ele é algemado e tem os pés amarrados e logo em seguida, o homem é colocado no porta-malas do carro da PRF, que está com os vidros fechados e eles jogam gás e fecham o compartimento, pelas imagens dá para ver Genivaldo se debatendo, com os pés para fora do porta-malas, enquanto os policiais pressionam a porta.  

Veja vídeo:

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Foto: BBC

Comente esta notícia