Cuiabá, 04 de Outubro de 2024
00˚
00˚C
00˚C
Cuiabá
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Domingo, 01 de Setembro de 2024, 08:15 - A | A

01 de Setembro de 2024, 08h:15 - A | A

CIDADES / 24,5% DOS ADULTOS

População de Cuiabá é a 3ª do país que mais consome álcool de forma abusiva com frequência

Os dados são do Vigitel 2023, obtidos pelo Ministério da Saúde para vigilância de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e compilados pela Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (CISA)

Christinny dos Santos
Única News



A população de Cuiabá é a 3ª que mais consume álcool de forma abusiva com frequência entre as capitais do país, sendo que 24,5% dos adultos bebe de maneira no mínimo “exagerada”, perdendo apenas para Salvador (28,9%) e Distrito Federal (25,8%). Além, disso, na capital mato-grossense, os homens consomem bebidas com maior frequência que as mulheres, sendo que 33% das pessoas do sexo masculino ingerem álcool com regularidade.

Os dados são do Vigitel 2023, obtidos pelo Ministério da Saúde, para vigilância de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e compilados pela Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (CISA) no anuário “Álcool e a Saúde dos Brasileiros — Panorama 2024”, publicado na sexta-feira (30).

Conforme o levantamento, é possível notar um aumento no consumo não abusivo de bebidas alcoólicas na população geral adulta, passando de 20,6% para 23,9%, e também no consumo abusivo, que apresentou passou de 18,1% para 20,8% em 2023.

Em Cuiabá, o número também subiu desde o último levantamento, realizado em 2022. À época, o estudo apontou que 21,3% da população adulta da Capital consumia, frequentemente, álcool de maneira abusiva. Se comparado aos 24,5% atuai, o crescimento foi de 15%. Esse aumento se deu principalmente entre os jovens.

Segundo o estudo, o fato de esse comportamento estar associado principalmente aos os jovens gera também aumento de risco de envolvimento em acidentes e violência, além dos prejuízos sociais e econômicos. Isto porque, o consumo abusivo de álcool é padrão associado ao uso nocivo que, segundo a Organização Mundial da Saúde (CBM), tem um grande peso na carga de doenças, além de um ônus social e econômico para as sociedades, resultando também em danos a outras pessoas.

Procure ajuda

Alcoólicos Anônimos é uma Irmandade de pessoas que compartilham, entre si, suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolverem seu problema comum e ajudarem outras a se recuperarem do alcoolismo.

O único requisito para ser membro é o desejo de parar de beber. Para ser membro de A.A., não há taxas ou mensalidades.

A irmandade tem 3.839 grupos realizando 8.713 reuniões presenciais por semana e 91 grupos realizando 438 reuniões à distância por semana, em todo o país.

Encontre aqui o grupo, escritório ou reunião mais adequado para você.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia