Cuiabá, 08 de Setembro de 2024

CIDADES Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 20:00 - A | A

21 de Novembro de 2018, 20h:00 - A | A

CIDADES / ATENÇÃO NAS PROMOÇÕES

Procon alerta o consumidor para Black Friday nesta sexta

Da Redação



(Foto: Luiz Alves)

BLACK FRIDAY

 

O Procon municipal reuniu algumas dicas para este Black Friday, promoções que ocorrem nesta sexta-feira (23), em Cuiabá. 

 

Como é uma data bastante esperada pelos consumidores, tanto no comércio eletrônico, quanto no varejo, e ainda considerada uma das principais datas de compras no Brasil, o órgão está dando algumas dicas para ajudar o consumidor na hora da compra e conselhos úteis como forma de  evitar possíveis fraudes e prejuízos.

 

De acordo com o secretário adjunto da proteção e defesa do consumidor de Cuiabá, Gustavo Costa, algumas dicas podem ser preciosas para evitar algumas destas armadilhas. A primeira, inclusive, é evitar fazer compras por impulso. Assim, o ideal é listar o que se deseja comprar, estabelecendo prioridades e estipulando o preço máximo que pode ser gasto.

 

A segunda é procurar saber sobre a loja, se é de confiança ou não. Buscando a avaliação da loja por meio de outros usuários que já compraram. Veja se tem CNPJ, endereço físico e outros dados da empresa, como razão social por exemplo.

 

Outra dica é tomar cuidado com produtos baratos demais. Para isto, questione se pode ser uma página falsa, se a loja tem procedência, se a mercadoria é original e vem com nota fiscal e garantia.

 

Ainda conforme Gustavo, escolher a melhor forma de pagamento é fundamental. E o consumidor deve levar em conta que os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados.

 

Outra boa dica é ficar atento ao valor do frete, pois em muitos casos o frete pode representar até 40% do valor total do pedido. Assim, o Procon aconselha que o consumidor faça o teste em diferentes lojas para encontrar o menor preço. Se atente também ao prazo de entrega, pois no  Black Friday os prazos de entrega podem ser maiores, até ultrapassando os 30 dias.

 

Para as compras online é recomendado utilizar uma máquina com antivírus. Outra dica é sempre digitar o endereço do site no navegador de internet. Antes de fornecer os dados, verifique se o endereço do site começa com https://.

 

Em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante a transação, entre imediatamente em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia