04 de Julho de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2017, 17:27 - A | A

26 de Janeiro de 2017, 17h:27 - A | A

CIDADES / CARÊNCIA ALIMENTAR

Procurador abre investigação por situação desumana de indígenas em Aldeia Novo Paraíso

Por Suelen Alencar / Única News



© Renato Soares / Imagens do Brasil

RS_XA_000098.jpg

 

A unidade de Barra do Garças do Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar a situação coletiva de insalubridade e carência alimentar vivenciada pelos indígenas da Aldeia Novo Paraíso, etnia Xavante, no município de Campinápolis (604,3 km de Cuiabá), localizado na região nordeste do estado.

 

Conforme o processo, a situação foi detectada após visitas realizadas por servidores da Coordenação Regional do Xingu da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e  informada pela Promotoria de Justiça de Canarana ao MPF/MT.

 

O procurador da República do municipio, Rafael Guimarães Nogueira, decidiu também que à FUNAI e o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), responsáveis pela aldeia para que informem os dados relacionado à estrutura da aldeia, sua caracterização e localidade. Segundo o documento dados como quantidade da população, terra indígena, número de profissionais da saúde existentes, índices de saúde, políticas de segurança alimentar, acesso dos indígenas aos programas sociais, para que se tenha adequada compreensão da situação.

 

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia