Cuiabá, 17 de Janeiro de 2021

CIDADES
Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020, 17h:49

LUTA CONTRA A AIDS

Secretaria Municipal de Saúde abre a programação do ‘Dezembro Vermelho’ nesta terça-feira, 1

Única News
com Assessoria

(Foto: Reprodução Internet)

Em 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A data, estabelecida internacionalmente com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com portadores da doença. Em razão do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Ministério da Saúde instituiu em 2017 o Dezembro Vermelho, campanha de conscientização para o tratamento precoce da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria Técnica de IST/AIDS e Hepatites Virais, inicia a programação do Dezembro Vermelho nesta terça-feira (01), às 8h, no Serviço de Assistência Especializado – SAE Norte, anexo à Clínica da Família no CPA1. Na ocasião, será realizado um café da manhã de abertura da campanha, que contará com a presença da secretária municipal de Saúde, Ozenira Félix.

Durante esta semana o SAE terá uma programação excepcional, com Testagem Rápida de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, diálogos de orientação e prevenção de Profilaxia de Pós Exposição (PEP) e Profilaxia de Pre Exposição Sexual (PrEP), diagnóstico e tratamento imediato das Infeções Sexualmente Transmissíveis, orientações jurídicas para Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (PVHA).

“Em Cuiabá temos cerca de 5 mil pessoas cadastradas no SAE e destas, aproximadamente 3500 são soropositivas e fazem tratamento contínuo e humanizado. Nós temos a unidade do SAE no bairro Novo Terceiro e em agosto deste ano passamos a contar com mais uma unidade, que fica na Clínica da Família. Deste modo ampliamos o serviço de assistência especializada para os pacientes da capital”, concluiu Mariella Padilha, coordenadora técnica do Programa IST AIDS e Hepatites Virais.


Comentários







Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.


MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE