Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 09 de Julho de 2020, 16:30 - A | A

09 de Julho de 2020, 16h:30 - A | A

CIDADES / DADOS DO INPE

Sete cidades de MT estão entre as 10 do país com mais focos de incêndio

Claryssa Amorim
Única News



Sete cidades de Mato Grosso estão na lista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entre os dez municípios brasileiros com mais focos de incêndio acumulados ente 1º de janeiro e 1º de julho deste ano.

Um estudo técnico do Tribunal de Contas do Estado (TCE), junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) para execução de políticas públicas de prevenção e combate aos incêndios florestais, cita o quadro de queimadas em Mato Grosso.

No documento, o órgão aponta os dados do Inpe, em que aparecem os sete municípios mato-grossenses que, juntos, representam 70% dos focos de incêndio no país: Poconé, Nova Maringá, Feliz Natal, Paranatinga, Brasnorte, Nova Ubiratã e Gaúcha do Norte.

Ainda segundo o estudo, no mesmo período do ano passado, Mato Grosso apresentou um total de 6.775 focos de queimadas, ultrapassando sua média mensal histórica nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

“O atual quadro de queimadas em Mato Grosso exige, durante o decorrer do ano e sobretudo neste momento, toda a atenção e esforço organizado das autoridades ambientais, que precisam trabalhar com eficiência, governança e gestão de riscos, dado o natural descompasso entre os recursos materiais disponíveis (humanos, financeiros e de logística) e o número de focos de incêndios que ocorrem por todo o território estadual”, diz trecho do relatório técnico 31/2020.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia