Cuiabá, 30 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2017, 19:00 - A | A

22 de Dezembro de 2017, 19h:00 - A | A

CIDADES / EM MATO GROSSO

Surto de conjuntivite atinge 22 cidades de MT, Cuiabá tem 500 e VG mais de mil casos

Da Redação



Reprodução

conjuntivite

 


Pelo menos 22 cidades de Mato Grosso estão com  alerta contra surtos de conjuntivite neste fim de ano, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Somente na Capital são mais de 500 infectados só em dezembro e em VG mais de 1 mil.

 

As secretarias de Saúde dos municípios já foram orientadas a iniciarem imediatamente a investigação da doença por amostragem e a notificar no modelo de surto os casos de pacientes com conjuntivite para o Sistema Nacional de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde. Além disso, os municípios deverão realizar o serviço de educação em saúde para a população em geral sobre a doença.

 

Outra medida importante, segundo a SES, é a necessidade de se realizar a coleta de amostra clínica para a identificação do agente etiológico (vírus ou bactéria). Essa ação auxilia no tipo de tratamento que deverá ser receitado ao paciente, explicou Alba Valéria Gomes de Melo, da gerência de Vigilância em Doenças e Agravos Endêmicos.

 

De acordo com Alba, os municípios deverão realizar a coleta de material para exame laboratorial para verificar se a doença tem relação com a água consumida. Por isso, a partir dos registros, a coleta será feita na forma de sobreposição de dados considerando os locais de registros de casos e a água desses bairros onde residem os pacientes.

 

As cidades de Cuiabá e Várzea Grande devem realizar essa coleta por terem registrado até o momento o maior número de casos de conjuntivite entre os 22 municípios que fizeram a notificação até esta data.

 

A Vigilância Epidemiológica orienta a população a reforçar os cuidados de higiene das mãos e ao sentir os sintomas ir até a unidade básica de saúde mais próxima e imediatamente, pois o contágio é muito rápido colocando em risco outras pessoas do convívio da pessoa doente.

 

 

Números

 

Até esta última quinta-feira (21), Várzea Grande registrou mais de mil casos de conjuntivite, enquanto Cuiabá re4gistrou 500 casos. Nessa mesma época do ano em 2016, em Várzea Grande, o registro foi em torno de 150 casos.

 

Conforme dados do Ministério da Saúde, Mato Grosso tem 1.874 casos da doença registrados neste ano e até esta data. O maior registro de ocorrências foi registrado no ano de 2012, com um total de 2.467 casos da doença no Estado.

 

Transmissão-alerta

 

Embora possa ocorrer em qualquer época do ano, a conjuntivite que é uma inflamação da conjuntiva ocular e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, tem altos picos de incidência nos meses da primavera e do verão, porque o calor, a umidade e também o tempo seco favorecem a disseminação. Além desse período, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para surto da inflamação durante as festas de fim de ano e orienta sobre os cuidados necessários para evitar o incômodo que pode deixar o paciente em profunda indisposição, de 07 a 10 dias.

 

Assim, deve-se ficar atento para algumas sinalizações, pois comumente os sintomas mais comuns da conjuntivite são olhos avermelhados, coceira e sensação de desconforto, inchaço do olho ou pálpebra, lacrimejamento podendo haver pus, sensibilidade à luz, visão borrada, febre, dor de garganta e dores pelo corpo e olhos colados.

 

Para evitar a conjuntivite, a orientação é lavar bem as mãos, evitar aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes e praias. Estes locais, nesta época do ano é um berço para o vírus.

 

Abaixo, as cidades em alerta

Cuiabá
Várzea Grande
Alta Taquari
Arenápolis
Barra do Bugres
Cáceres
Campo Novo dos Parecis
Castanheira
Chapada dos Guimarães
Colniza
Denise
Juara
Juína
Juscimeira
Nova Marilândia
Nova Olímpia
Paranatinga
Porto Estrela
Rondonópolis
Santo Afonso
Sapezal
Tangará da Serra

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia